Uma das novidades do  PVE este ano é a metodologia do Planejamento Colaborativo de Mobilização. Sua ideia é apoiar os grupos de cada cidade a decidirem em conjunto quais ações farão, e como se organizar para realizá-las. Ela procura compartilhar a percepção de que o PVE pertence a cada um de seus participantes: todas as pessoas envolvidas são importantes e tem uma contribuição preciosa a fazer.

 

A grande inspiração da nossa do Planejamento Colaborativo de Mobilização é uma metodologia chamada Dragon Dreaming. Criada a partir da convergência de vários campos de estudos e da sistematização de mais de uma década de projetos colaborativos realizados na Austrália, o Dragon Dreaming possui como base ética três pilares, que servem de base para o seu desenvolvimento: Desenvolvimento das pessoas; Fortalecimento das comunidades; Cuidado com a vida na Terra.

 

A proposta da metodologia é realizar criações que envolvam as pessoas, ampliando seu empoderamento e autonomia. A busca é por relações em que todo mundo se sinta ganhando. A chave para fazer isso é parar de buscar apenas a sua vitória pessoal, mas procurar que as outras pessoas também ganhem naquilo que elas precisam. Assim, seguimos juntos, como um grupo que se apoia.

 

E como esse é um desafio grande, as ferramentas de criação colaborativa buscam apoiar esses processos. Além delas, a visão da metodologia busca inspirar que os participantes confiem no processo e mergulhem nesse desafio: descobrir, juntos, como tornar o mundo um lugar melhor.

 

É por causa dessa visão que entendemos que o Dragon Dreaming é tão apropriado para o PVE. Mesmo que organizado de outra maneira, seus princípios são compartilhados.

 

Para quem quiser conhecer mais sobre essa inspiração do nosso planejamento colaborativo, compartilhamos aqui alguns materiais que ajudam em diferentes níveis de aprofundamento:

 

O Polígrafo Introdutório vem de anotações de uma oficina oferecida pela pessoa que trouxe o Dragon Dreaming para o Brasil em 2010, a alemã Ita Gabert. É um material sucinto que traz a descrição geral da metodologia e do seu passo a passo. Uma boa forma de começar.

 

O Guia Prático Dragon Dreaming é um material escrito pelo sistematizador da metodologia, John Croft e traduzido para o português por uma equipe de voluntários. Traz um maior aprofundamento de todos os seus aspectos.

 

Os dois arquivos de Mandalas são diferentes versões da plataforma conceitual da metodologia, a visão do que acontece no processo de projetos. Elas devem fazer mais sentido após a leitura dos materiais acima, e pode apoiar o aprofundamento através dos materiais abaixo.

> Roda completa do Dragon Dreaming
> Imagem: Mandala Dragon Dreaming

 

As Perguntas Norteadoras são um apoio para a implementação do Dragon Dreaming e de metodologias semelhantes, servindo de inspiração para diferentes aplicações.

 

Os cinco artigos aqui reunidos são uma seleção dos mais de trinta textos de aprofundamento escritos por John Croft. Eles abordam diferentes aspectos da metodologia, fazendo uma relação com suas referências e inspirações, e apoiando suas possíveis adaptações.