Reconectar-se com a essência e com o que motiva a participar do PVE foi o convite que iniciou o segundo dia de atividades da Oficina de Mobilização. O resultado dessa reflexão, porém, logo transformou-se em uma explosão de cores, movimento e risadas, pois estas inspirações foram envolvidas em balões coloridos, que tomaram o ambiente todo.

 

 

 

Nesta composição multicolorida os sentimentos se juntaram para florescer em possibilidades. Os balões se juntaram por cores formando grupos que descobriram impressões comuns dentro deles contidas. Diante deste poderoso arco-íris de emoções, as participantes produziram inspiradores cartazes expressando as conexões percebidas e expressivos desenhos apontando o que motiva as pessoas a participarem dos grupos de mobilização.

Confira os cartazes feitos pelos participantes:

Image 1 of 51

Na volta do intervalo, a brincadeira envolveu buscar pensamentos pessimistas. O que pode acabar com os grupos de mobilização? O que fazer para garantir que não haja engajamento nos grupos? Neste momento estranho e descontraído, as participantes puderam olhar para as tantas ações que podem prejudicar seus trabalhos nos municípios, identificando quais destas questões contraproducentes são feitas de alguma forma nas suas localidades. Desta forma, puderam exercitar o pensamento de como evitar que esses cenários aconteçam e quais as ações que precisam tomar para serem mais efetivas.

 

 

Na parte da tarde, foi o momento de colocar as diversas sensações em plano prático. Formadores, mobilizadores e técnicos de mobilização se reconectaram com os papéis atribuídos a cada um e também receberam uma série de cards com ferramentas e estratégias para engajar e mobilizar cada vez mais os grupos. A ideia é o foco no desenho de composições de estratégias, de acordo com os contextos de cada localidade, utilizando as ferramentas para disparar pensamentos do que pode ser feito antes e durante os encontros e os focos de ação nos interciclos.

Na sequência desta jornada de dois dias intensos de trocas, partilhas e afetos, o encaminhamento foi para que cada uma das participantes elaborassem suas próprias responsabilidades para fazer com que todas as possibilidades se realizem assim que retornem aos seus municípios. O encerramento do evento tem sorteios de livros aos participantes e um show musical.