No PVE, somos mais de 34 mil pessoas mobilizadas pela valorização da educação, só no Facebook. Cada um dos 101 municípios do programa ganhou um espaço de discussão, nossos grupos. Entre março deste ano e o início de novembro, mais de 22 mil publicações foram feitas.

 

 

O site do PVE também foi onde começamos a publicar textos originais sobre educação. Falamos sobre como estudar, seja sozinho, com a família, em comunidade seja na escola.

 

Conhecemos histórias inspiradoras dentro do próprio Parceria pela Valorização da Educação (PVE), como a do Pedro Henrique, de Nova Viçosa, a do grupo de mobilização de Miracatu (SP) e a história dos times de defesa em Almirante Tamandaré (PR).

 

Com isso, podemos reafirmar: estar presente faz a diferença. E que venha 2020!

 

O dever de casa de todos nós

 

Interesse pela escola não é tarefa só dos alunos. Pais e familiares podem e devem acompanhar a aprendizagem das crianças e dos adolescentes. Mas, afinal, como ajudá-los a construir conhecimento? 

 

Leia também: Dez dicas para ajudar seu filho a aprender melhor

 

Este foi um dos principais objetivos do PVE em 2019, na busca por auxiliar as famílias e escolas para que pudessem apoiar umas às outras e, assim, ajudar no desenvolvimento do estudante – objetivo maior desse movimento de cooperação. A abordagem é, portanto, a da responsabilidade compartilhada sobre a educação. Por isso, ambas as partes têm deveres de casa a cumprir.

 

Como as famílias podem ajudar?

 

“Currículo de casa” é a expressão usada pela diretora do centro de pesquisa em criança, juventude, família e escola da Universidade de Nebraska-Lincoln, nos Estados Unidos, e especialista em Psicologia Educacional pela Universidade de Wisconsin-Madison, Susan Sheridan, para nomear as ações das famílias que podem ajudar na aprendizagem dos estudantes…
>> Continue lendo aqui

 

Como as escolas podem ajudar?

 

O primeiro passo é chamar a família para a escola. É ali que educadores e responsáveis precisam firmar um acordo de cooperação pela aprendizagem do aluno. E a principal mensagem a ser propagada entre ambos, direcionada para a criança, é a de que ela pode aprender –- aconselha Maribel Selli, pedagoga graduada pela Universidade Federal de Santa Maria (RS), especialista em Educação Infantil, mestre em Educação e doutora em Informática na Educação (UFRGS)…
>> Continue lendo aqui