Crédito: Panóptica Multimídia

 

Claudia Costin é uma parceira do PVE de longa data. A ex-secretária de educação atualmente, é mentora de secretários de Educação municipais que participam do PVE. Claudia também é  Diretora-Geral do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da Fundação Getulio Vargas (FGV) do Rio de Janeiro e professora visitante na Faculdade de Educação de Harvard (EUA).

 

Claudia apresentou dados do desenvolvimento da educação brasileira, baseados no Sistema Nacional de Avaliação Básica (SAEB) e índices socioeconômicos do Brasil. Analisando as informações, Claudia avalia:

 

— Não é que o Brasil piorou dos anos 60 para cá. O Brasil melhorou, mas é uma melhora muito pequena para ser celebrada sem um pensar de quão longe estamos do ideal. Nós não somos um país pobre, nós somos um país extremamente desigual. 

 

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Organizações das Nações Unidas (ONU) norteiam as metas para evolução mundial até 2030. Claudia apresentou as ODSs relacionadas à educação e fez estimativas para o futuro. Claudia prevê que a automação e robotização do trabalho deve gerar uma demanda por competências mais sofisticadas nos trabalhadores.

 

— Não é que vai deixar de existir advogado, não vai ser robô advogado. É que vai diminuir brutalmente a quantidade de advogados. O que vai ser demandado é a capacidade de análise, que pode ser ensinada na escola se a escola ensinar a pensar, não a decorar o que  o professor pensa — determina. 

 

Encerrando sua fala para o público, Claudia relembra os papéis dos secretários municipais em seus direitos e deveres.

 

Secretários são presidentes dos sindicatos dos alunos. A nossa tarefa é defender o direito de aprender e não ter medo de exercer a autoridade. não é ser autoritário, mas exercer a autoridade e aprender a compartilhar essa responsabilidade com a equipe.

 

Em seguida, a jornalista Renata Cafardo mediou a participação do público no debate. Renata é jornalista especializada em Educação, atua no jornal Estado de S. Paulo e é presidente da Jeduca (Associação de Jornalistas de Educação). Quando questionada sobre o debate entre métodos de alfabetização, Claudia optou por analisar a conversa.  

— A gente lida com alfabetização como se fosse uma religião, você acredita no construtivismo ou no fônico como se fosse só isso — declara.

 

A Oficina de Pactuação do PVE 2020 segue até quarta-feira (12), no Novotel Center Norte São Paulo. Para o resto do dia, estão previstas palestras, dinâmicas e a entrega do Prêmio PVE 2019, que será transmitido no grupo PVE Nacional.