A movimentação de recursos financeiros de uma rede municipal de educação é muito mais complexo que as finanças de uma só pessoa. Em tempos de pandemia, como gestores e secretários podem se organizar no meio de tantas siglas: FNDE, PDDE, Siope? Essas foram algumas das questões respondidas por Carlos Sanches, especialista em gestão municipal e ex-presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). 

 

 

Sanches promoveu uma visita guiada aos portais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (Siope) e reiterou a importância de todos os cadastros das redes estarem atualizados. Essa é a maneira de garantir que o seu município receberá recursos do governo federal.

 

Clique neste link e confira a situação de seu município ou estado.

 

Assista aqui a videoconferência completa:

 

Acima de tudo, para todas as decisões tomadas nesse período atípico, sejam elas sobre as merendas, pessoal, gestão da educação no seu município, esta é a dica final de Sanches para diretores e gestores escolares:

 

— Não decida sozinho, planeje junto, vai te dar mais solidez e sua gestão ainda mais fortalecida desse período — aconselha.

 

Dicas do Carlos Sanches:

 

 

Foram quase 300 pessoas online para ouvir Carlos Sanches, na manhã desta quarta-feira (25), em mais uma sessão do Aperfeiçoamento Coletivo para secretários de educação de municípios que participam do programa Parceria pela Valorização da Educação. A segunda edição manteve o tópico Coronavírus e a gestão da rede de ensino municipal, abordando dessa vez as questões financeiras em torno da pandemia, com a apresentação de Anna Carolina Bruschetta e mediação de Carolina Nunes, ambas do Instituto Votorantim. Assista à gravação clicando neste link.

 

O PVE continua promovendo webinars abertos ao público para ajudar gestores durante a pandemia de Covid-19. Nesta quinta-feira (26), João Alegria, diretor do Canal Futura, fala sobre Educação à Distância, a partir das 10h da manhã. Inscreva-se neste link.

 

Leia mais sobre Educação e Coronavírus