Na terceira edição da Mentoria Coletiva, o convidado foi João Alegria, diretor do Canal Futura. Junto de Carlos Sanches, especialista em gestão municipal do PVE, Alegria conversou com as mais de 400 pessoas que participaram, na manhã desta quinta-feira (26),  por videoconferência, com a apresentação de Anna Carolina Bruschetta e mediação de Carolina Nunes, ambas do Instituto Votorantim. Assista à gravação clicando neste link. O tema principal do Webinar foi a Educação à Distância para alunos da rede pública de ensino.

 

João trouxe uma leitura crítica do cenário da pandemia, junto com opções de como estruturar alternativas para a Educação à Distância. Tendo em vista que não há certeza sobre quanto tempo as escolas devem permanecer fechadas, Alegria ressaltou que é um período de aprendizado para todos, em uma situação ímpar. 

 

— Estamos todos aprendendo, é o primeiro sentimento que deveríamos superar — lembra.

 

Entre os vários assuntos, Alegria e Sanches ressaltaram que há muitas questões ainda sem definição ou precedente estabelecido, como a distribuição de material didático impresso ou as aulas pela internet. Afinal, apenas 33% da população brasileira tem acesso à Internet Banda Larga, de acordo com a Anatel.

 

— Precisamos lembrar que a TV aberta ainda é o meio mais abrangente de chegar na casa das pessoas hoje — afirmou Alegria.

 

Alegria pontuou também a falta de integração entre setores públicos para que medidas mais eficientes possam ser tomadas nesse cenário de crise e trouxe outro questionamento para os participantes:

 

— Até que ponto as secretarias e os gestores estão aproveitando as estruturas que seu município já tem, em outras secretarias, que poderiam agilizar certos processos e compartilhar estruturas?

 

O PVE continua promovendo webinars abertos ao público para ajudar gestores durante a pandemia de Covid-19. Nesta sexta-feira (27), Carlos Sanches fala sobre alternativas e base legal para a distribuição de gêneros da alimentação escolar aos estudantes, a partir das 10h da manhã. Inscreva-se neste link.

 

Confira as dicas de João Alegria para oferecer soluções de Ensino a Distância:

 

– Diversifique a oferta, em formatos e linguagens
– Sugira recursos para interação e construção coletiva do conhecimento
– Valorize e reconheça os saberes de onde o aluno está
– Pense num currículo reduzido, com foco no essencial
– Pense em todos os alunos
– Considere os riscos à privacidade dos alunos e das famílias
– Use o momento para aprender sobre os desafios e como enfrentá-los
– Valorize as redes, compartilhe experiências e aprenda com os colegas

 

Materiais compartilhados nesse webinar:

Gravação completa: clique aqui

Apresentação de João Alegria: clique aqui

Entrar no grupo de WhatsApp moderado por Carlos Sanches: clique aqui

Novas vídeo-aulas produzidas pelo Canal Futura: clique aqui

Assistir ao Canal Futura online: clique aqui

 

Leia mais sobre Educação e Coronavírus