“A BNCC não é sobre que conteúdo precisa saber. É sobre o ser humano que queremos formar”, afirma Cleuza Repulho, ex-presidente da Undime

 

Cleuza Repulho fechou a semana de Webinários PVE na manhã desta sexta-feira (24). O assunto foi mais um que tira o sono de secretários e gestores em todo o país: a implantação da Base Nacional Comum Curricular. O ano de 2020 marca a data limite para colocar as diretrizes da Base em prática nas escolas públicas. Mas no meio do planejamento, tinha uma pandemia de Coronavírus no meio do caminho. Neste Webinar, Cleuza trouxe todos os materiais da Fundação Lemann que podem auxiliar secretários a reorganizar o processo da BNCC conforme as condições atuais.

 

Cleuza é professora, mestra em Educação pela Universidade Mackenzie, foi presidente Nacional da União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação por 3 vezes (2007, 2011, 2013) e secretária municipal de Educação em Santo André (SP) e São Bernardo do Campo (SP). Atualmente, Cleuza trabalha como conselheira de várias instituições e consultora da Fundação LEMANN, Instituto Natura, Instituto ARAPYAÚ, além de ser professora da Fundação Getúlio Vargas – RJ. Assista à videoconferência completa neste link.

 

— É importante lembrar que 2020 não é o único ano de implementação da BNCC. O grande desafio dos gestores agora é fazer a Base chegar na sala de aula, quando no meio de tudo isso tem uma pandemia — afirma Cleuza.

 

Em função disso, Cleuza compartilhou uma apresentação aberta, em formato PowerPoint, para que secretários e gestores possam organizar os passos para a implantação da BNCC nesse ano, personalizando conforme as necessidades de cada rede. Faça o download aqui.

 

Considerando o ano letivo atípico, Cleuza conta que muitos gestores estão preocupados com o cumprimento das horas previstas no calendário escolar, e os conteúdos a serem passados para os alunos.

 

— A BNCC não é sobre que conteúdo precisa saber. É sobre o ser humano que queremos formar. Precisamos olhar a Base como oportunidade de equidade e formação humana melhor para os nossos alunos — reafirma.

 

Cleuza reflete, ainda, sobre possíveis legados para o Brasil depois da pandemia de Coronavírus. A professora acredita que devemos passar por mais essa crise, seguindo o ano letivo de 2020 até 2021, com um país diferente.

 

— Se tem um legado que essa pandemia deixa é a valorização do papel da escola, dos professores, da saúde pública e dos profissionais de saúde. Ainda bem que temos o Sistema Único de Saúde (Sus) — finaliza.

 

 

 

 

Materiais deste webinar:

— Assista à videoconferência completa: clique aqui

— Apresentação de Cleuza Repulho: clique aqui

— Site do Movimento pela BNCC: clique aqui

 

O PVE continua promovendo webinars abertos ao público para ajudar gestores durante a pandemia de Covid-19. Na segunda-feira (27), Carlos Sanches recebe Márcia Bernardes, presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação de São Paulo, discutindo o papel do gestor educacional como articulador. Acompanhe, ao vivo, a partir das 10h. Inscreva-se neste webinar e confira a programação da semana aqui.