Nem o coronavírus parou o grupo de Mobilização Social do PVE e a atuação da Carriola do Saber de Matão, no interior de São Paulo. Se no ano passado, ela era feita de madeira e carregou livros para todos os cantos da cidade, agora a Carriola é feita virtualmente, carregando cultura, literatura, arte e conhecimento para os mais de 600 membros do grupo do PVE de Matão no Facebook

 

 

Clique na imagem para assistir ao vídeo do professor Rui Roberto Souza, com a Carriola Virtual:

 

 

— Eu até brinquei com a ideia, falei que agora ia ser virtual. Batizamos de Carriola Virtual. Tô com ela aqui na minha casa, com o banner da carriola. Monto o cenário e faço gravações de vídeos aqui no quintal da minha casa, na calçada — conta o professor Rui Roberto Souza, técnico de mobilização do PVE na cidade.

 

>> Como criar momentos de leitura com as crianças em casa? Confira as dicas da especialista Camila Leite, da Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias

 

Nos anos anteriores, o projeto levou a contação de histórias e doação de livros para eventos gratuitos em Matão. Com a impossibilidade do contato nesse ano, a Carriola se adaptou ao novo contexto. Apesar de não poder continuar com a doação de exemplares, o professor Rui acredita estar contribuindo com os jovens do município.

 

— Não temos as doações, mas por outro lado, eu acredito que a maioria deve ter algum tipo de livro em casa. Entendo que hoje atingimos pelo menos 600 pessoas no grupo do PVE Matão. Pode atingir um número muito maior de pessoas, criando um despertar e um interesse pela leitura — reflete ele.

 

Assista ao vídeo feito pelo Fernando Paiva, um dos membros do grupo PVE Matão, para ajudar as crianças a aprender a tabuada:

 

 

Além disso, a Mobilização Social de Matão mudou-se, por ora, para o grupo no Facebook do PVE da cidade. Com a pandemia, outros grupos e instituições que atuavam com mobilização se juntaram ao grupo do Facebook, para continuar o trabalho de forma virtual. Com isso, o PVE Matão quadruplicou de tamanho e as publicações são diárias: contação de histórias, literatura de cordel, música, poesia, dicas para professores, de tudo um pouco para ajudar a comunidade matonense a passar pela pandemia com muita Cultura e Educação. 

 

Veja um pouquinho do que está acontecendo no grupo!

 

>> Leia matérias com dicas para pais e filhos durante o período de pandemia