Para marcar o Dia da Educação, recebemos a especialista Camila Leite, pedagoga pela PUC-Rio, mestre em Educação Brasileira e assessora da Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias pelo Itaú Social. Inaugurando as transmissões ao vivo no grupo PVE Nacional do Facebook, Camila se juntou a João Alegria, do Canal Futura e do projeto Telas Abertas, e a Anna Carolina Bruschetta, coordenadora de Educação da Parceria pela Valorização da Educação, para falar aos membros do grupo sobre Como organizar um momento de leitura dentro de casa. Mais de 200 pessoas assistiram ao vivo e participaram do evento. Assista à conversa, na íntegra, no nosso grupo PVE Nacional do Facebook.

 

Falando em leitura, que é o assunto de Camila, familiares e cuidadores podem até ter o desejo de ler para as crianças, mas ter dificuldade em realizar essa vontade. Afinal, estamos em crise, as escolas estão fechadas em quase todos os países do mundo e os adultos, além de enfrentarem incertezas sobre suas vidas, ainda são responsáveis por cuidar integralmente dos seus pequenos, mais o gerenciamento de atividades remotas enviadas pelas escolas. É, não é fácil! Por isso, Camila acalma os familiares que estão preocupados com os conteúdos escolares:

 

— As famílias não precisam se preocupar em ensinar nada. Não se trata de dar conta do conteúdo, mas de criar espaços e oportunidades para construirmos juntos o conhecimento sem a pretensão de ensinar, mas entendendo que é a partir da curiosidade, das dúvidas, que vou criando conhecimento — acredita. 

 

>> “Carriola Virtual” transmite cultura e literatura para a comunidade de Matão durante a pandemia

 

Para criar momentos de literatura com as crianças e adolescentes da sua casa, Camila dá uma dica valiosa que pode se aplicar a qualquer história:

 

— Uma das melhores maneiras de mediar uma leitura é falar com amor e carinho sobre o lemos — aconselha.

 

Trazendo o amor e o carinho em meio de um tempo tão difícil para todos, Camila trouxe muitas uma série de dicas para pais e familiares criarem momentos de leitura em casa. Confira!

 

— Aproveite para contar a história das famílias;

 

— Identifique se há livros em casa. Caso você já tenha lido, conte essas histórias para as crianças e os adolescentes da casa;

 

— Coloque os livros que você tiver em um local de destaque dentro da casa;

 

— Olhe no olho do seu ouvinte; isso aproxima vocês nessa atividade e fortalece a criação de vínculos;

 

— Leia, pelo menos um pouquinho, todos os dias; incorporar a atividade na rotina da casa ajuda na criação do hábito;

 

— Se não tiver livros, conte as histórias que você sabe de coração. Se você não lembra de nenhuma, invente! 

 

— Use objetos da casa para contar histórias. Se eles falassem, que histórias eles contariam da gente agora?

 

 

Bibliotecas comunitárias com livros gratuitos para download:

Indicações de Camila Leite | Clique no nome para acessar!

Rede Ilha Literária

Jangada Literária

Sou de Minas, Uai!

Baixada Literária

Rede de Bibliotecas Comunitárias de Salvador

Releitura

Mar de leitores – Paraty

Tecendo uma rede de leitura

Beabah

Amazônia Literária

Literasampa

Domínio Público

Carta às meninas e aos meninos em tempos de Covid-19