“Brincar é estabelecer vínculo com o mundo”, diz Ana Carol Thomé, do Ser Criança é Natural

 

Na tarde desta terça-feira, Ana Carol Thomé foi a segunda convidada do #PVEemCasa, os encontros semanais propostos pela mobilização social do PVE para o público geral. Ana Carol é pedagoga e idealizadora da plataforma Ser Criança é Natural, do Instituto Romã. Dessa vez, o assunto foi Diversão em casa: entretendo as crianças durante a pandemia. A mediação foi feita por Fu Kei Lin, do Instituto Votorantim. Assista à íntegra do webinar aqui.

 

Em tempos tão incertos, Ana Carol lembrou a importância de manter o momento da brincadeira dentro de casa:

— Brincar é estabelecer vínculo com o mundo —  lembra a especialista.

 

Ana Carol estuda a área de Educação Lúdica, que compreende a importância das brincadeiras e experimentações no desenvolvimento das crianças. E durante a pandemia, como vamos incentivar esses momentos dentro de casa para crianças e adolescentes? 

 

— O que eu procuro sempre provocar é disponibilizar bons materiais e como vamos nos conectar com o espírito da ludicidade, se conectando com essa essência — aponta a especialista.
 
 
A sugestão da especialista é que familiares e cuidadores tentem deixar materiais para que as crianças possam ter interesse no tempo em que sentirem vontade de explorar os objetos. Ou seja, um mesmo objeto ou espaço pode ser um canto de brincadeira por vários dias, de acordo com a vontade da criança.
 

— Não precisa provocar atividades em que eu vou falar com a criança o tempo todo. Aí não é uma atividade da criança, é uma atividade do adulto.

 

>> Como criar momentos de leitura com as crianças em casa? Confira as dicas da especialista Camila Leite, da Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias

 
Falando sobre a conexão com a natureza, o principal enfoque do Ser Criança é Natural, Ana Carol lembra que é necessário respeitar as normas sanitárias em função do Coronavírus, mas que ainda é possível manter contato com o mundo externo, mesmo que seja dentro de casa. Explorar a paisagem na janela, o céu e o clima são opções que estão acessíveis para a maioria dos brasileiros.
 
 
— Por mais que não pareça, perceber esse mundo é uma boa intervenção para fazer com as crianças. A questão é: como se aproximar com esse mundo que está lá fora? Agora, conseguimos aproveitar essas brincadeiras mais do lado de dentro — opina.

 

>> Dicas de como entreter as crianças em situação de isolamento

 

Brincadeiras para fazer em casa

— Acampar em casa, montando uma barraca com lençóis e almofadas;

— Congelar folhas e flores, para que as crianças possam “escavar” blocos de gelo;

— Fazer “comida”: empreste potes e colheres para que a criança se envolva em “cozinhar”, com temperos de quintal, copos, chás

— Olhar pela janela, se conectando com o que há lá fora. 

 

Materiais deste webinar:

— Assista à videoconferência completa: clique aqui

— Playlist, cartas e outras brincadeiras do Ser Criança é Natural: clique aqui

 

Desafio lançado! #missaopve02

 

Convide seu filho para desenhar a paisagem vista da janela de casa. Depois, peça para ele acrescentar novos elementos usando a imaginação! Vamos juntos? #ficaemcasacomPVE

1. Tire  uma foto do desenho realizado pela criança;
2. Utilize a #missaopve02;
3. Publique nos grupos do PVE Nacional e/ou do seu município