“A intersetorialidade envolve uma disposição de entrar com estratégias e ações que possam fazer a diferença”, afirma Heloisa Mesquita

 

A terceira convidada da semana, no Webinar PVE, foi a professora Heloisa Mesquita, da PUC do Rio de Janeiro. Heloísa é doutora em Política Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e ocupou cargos públicos em diversos órgãos das três esferas de governo na área de Assistência Social. Na manhã desta quarta-feira (6), o assunto de Heloísa foi a articulação entre setores para o enfrentamento da pandemia de Covid-19. Assista à videoconferência completa ao clicar neste link.

 

A articulação intersetorial é o trabalho conjunto entre áreas distintas para a resolução de situações complexas. Para o caso da pandemia de coronavírus, não é diferente. Diversos setores do poder público precisaram se aliar para atender a população necessitada neste momento: a área da saúde, da educação, da assistência social, da fazenda, entre outras.

 

— É preciso trazer o entendimento de que essa articulação está para além da soma de recursos, quer humanos, quer financeiros. Ela envolve uma disposição de entrar com estratégias e ações que possam fazer a diferença — pontua Heloísa.

 

A professora lembra que a Saúde, a Assistência Social e a Educação tem características em comum, apesar de atuarem, em tempos normais, isoladamente. Todas são reconhecidas constitucionalmente como políticas públicas.

 

— Isso deveria naturalmente nos unir, estabelecendo uma conexão com as diferentes questões que nos dificultam, como as questões políticas, os conflitos de ideias. É importante a gente perceber que há algo a ser superado, como somos todos políticas públicas, braços do poder público no território  — reafirma.

 

Heloísa reforça que a intersetorialidade já é inerente a esses setores, e pede que a visão sobre os locais de referência de cada um seja unificada.

 

— É preciso que a gente reconheça que a escola, a unidade de saúde ou o centro de referência de assistência social sejam portas de entrada para os direitos dentro das políticas públicas — ressalta.

 

 

Materiais deste webinar:

— Assista à videoconferência completa: clique aqui

 

O PVE continua promovendo webinars abertos ao público para ajudar gestores durante a pandemia de Covid-19. Na quinta-feira (7), Carlos Sanches recebe Ítalo Dutra, chefe de educação do UNICEF no Brasil, falando sobre o combate à Evasão Escolar Pós-Pandemia. Acompanhe, ao vivo, a partir das 10h. Inscreva-se neste webinar e confira a programação da semana aqui.