“A pandemia e a negação da democracia pelas lideranças políticas tem amplificado o impacto negativo e avassalador das desigualdades”, aponta o pesquisador Alexsandro Santos

 

Na manhã desta quinta-feira (28), o convidado do Webinar PVE foi Alexsandro Santos, doutor em Educação pela Universidade de São Paulo e mestre em Educação: História, Política, Sociedade pela PUCSP. Dessa vez, o assunto foram as políticas educacionais, em um contexto antes e durante a pandemia de coronavírus. Alexsandro é pesquisador em estágio pós-doutoral no Programa de Administração Pública e Governo da FGV e diretor-presidente da Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo, além de coordenador do curso de Pedagogia da FEDUC. 

 

Antes mesmo do novo coronavírus, as desigualdades educacionais já estavam presentes no Brasil, como Alexsandro trouxe, por meio de dados e informações, como a realidade do Brasil era extremamente antes da pandemia. Para início de conversa, o palestrante trouxe à tona uma série de indicadores educacionais que mostram como a desigualdade no Brasil já estava presente, levando em consideração informações até o final de 2018, recortados por condições socioeconômicas, cor/raça. 

 

— O Brasil está entre os seis países onde a desigualdade de renda mais impacta na escola. A escola brasileira tolera um padrão de desigualdade — sentencia.

 

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A noção trazida pelo pesquisador é de que a escola não é um fator isolado na aprendizagem dos alunos. E na gestão, Alexsandro defende que todos os alunos possam ter as mesmas oportunidades de aprender, gerando equidade entre todos de uma mesma rede. 

 

— Cada secretário de educação não pode aceitar que estar matriculado em escolas diferentes tenha menor oportunidade de aprender — afirma.

 

Para o presente, Alexsandro relembra que, contrário ao que é comumente compartilhado, toda a população não está no mesmo barco quando se fala da pandemia de Covid-19.

 

— Certa parcela da população tem direito a ficar em casa, garantindo seus direitos. Uma outra parcela não tem como se isolar, porque se ficar em casa, não vai ter o que comer. Esse momento não está sendo vivido da mesma maneira — analisa.

 

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Por fim, Alexsandro avalia que, como estamos todos em um mesmo país, o contexto político atual ainda influi muito para o aumento da desigualdade, independente de setor.

 

— A pandemia e a negação da democracia pelas lideranças políticas tem amplificado o impacto negativo e avassalador das desigualdades no Brasil — critica.

 

Ainda assim, nem tudo é problema. Alexsandro ainda enxerga, no futuro, possibilidades de recuperação e nortes a serem seguidos para uma educação de todos, com qualidade.

 

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Pontos de esperança no horizonte, de acordo com Alexsandro:

— A certeza da potência da Escola Pública e o compromisso com o combate aos discursos de destruição deste patrimônio da sociedade brasileira.
— Gestão estruturada a partir da Equidade. Todas as decisões, em todos os níveis da realização da política educacional.
— Desnaturalização da desigualdade: aprender a enxergar, reconhecer o sentir e mobilizar-se para o agir!
—Defesa da democracia e do projeto inclusivo de sociedade.

 

Materiais deste webinar:

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O PVE continua promovendo webinars abertos ao público para ajudar gestores durante a pandemia de Covid-19. Na sexta-feira (29), Carlos Sanches recebe Katia Stocco Smole, diretora do Instituto Reúna, para falar sobre COVID-19: Mapas de Foco de Habilidades da BNCC para Trabalhar no Retorno às Aulas. Acompanhe, ao vivo, a partir das 10h.  Inscreva-se neste webinar e confira a programação da semana aqui.