Como São Gonçalo do Abaeté e Guarda-Mor estão reorganizando suas redes de ensino durante a pandemia?

 

Para finalizar o mês de junho do Webinar PVE, mais uma vez as secretárias de Educação do PVE tiveram lugar de fala para compartilhar as experiências de seus municípios. Fabíola Inês Porto, de São Gonçalo do Abaeté (MG), e Gélia Machado, de Guarda-Mor (MG), foram as convidadas do Webinar PVE desta quarta-feira (24). A mediação foi de Carlos Sanches, consultor educacional do PVE, e Carolina Nunes, do Instituto Votorantim.

 

Os dois municípios mineiros de Guarda-Mor e São Gonçalo do Abaeté têm um pouco mais de 200 quilômetros de distância entre eles. Em comum, são duas redes municipais de educação de pequeno porte, divididas entre zona rural e urbana, e que participam da Parceria pela Valorização da Educação. Como todas as outras redes de Educação, também mudaram de planos com a pandemia de Covid-19.

 

— A pandemia nos fez trocar o pneu com o carro andando, né? — compara Fabíola Inês Porto, secretária de São Gonçalo do Abaeté. 

 

Para as duas redes, o diagnóstico foi a primeira ferramenta que possibilitou a atuação no tempo de crise. Guarda-Mor fez um levantamento do acesso à internet entre as famílias da rede e os professores, levando em consideração também a fluência digital dos professores. O que revelou uma grande dificuldade no acesso dos alunos à internet e dos professores a plataformas de aprendizagem remota.

 

— Ficamos com o WhatsApp até porque vimos no nosso levantamento que os professores não eram familiares com outras plataformas — afirma Gélia, de Guarda-Mor.

 

São Gonçalo do Abaeté investiu na comunicação entre secretaria, gestores e professores para entender melhor a realidade de cada um. Fizeram um questionário sobre as necessidades das equipes, que, logo de cara, não teve tanto êxito quanto se esperava. Logo decidiram investir no corpo a corpo virtual, entrando em contato por telefone ou internet com cada uma das pessoas da comunidade escolar.

 

— Nosso principal instrumento são as pessoas, os gestores e professores. Isso muito me orgulha — confidencia Fabíola, de São Gonçalo do Abaeté,

 

Os dois municípios também organizaram a entrega de alimentos para as famílias e reforçam a necessidade dos atos legais prevendo a atuação do município. Como sempre ressaltamos aqui no Webinar PVE, toda ação pública deve estar registrada em ato legal.

 

Materiais deste webinar:

— Assista à videoconferência completa: clique aqui

 

O PVE continua promovendo webinars abertos ao público para ajudar gestores durante a pandemia de Covid-19. Na quarta-feira (1º), Carlos Sanches recebe Raph Gomes Alves, ex-diretor de currículos na secretaria de educação násica do MEC e conselheiro no conselho estadual de educação de Goiás, para falar sobre Planejamento Curricular e a Implementação das Atividades Não Presenciais. Acompanhe, ao vivo, a partir das 10h.  Inscreva-se neste webinar e confira a programação da semana aqui.