O que é Podcast?

 

Podcast é um conteúdo em áudio, disponibilizado por meio um arquivo baixado ou streaming (transmissão ao vivo por meio da internet), que pode ser acessado a qualquer momento.

 

É como se fosse um programa de rádio sobre um assunto específico, mas com a diferença de ser um conteúdo sob demanda, geralmente dividido em episódios.

 

O importante é que o conteúdo seja passado totalmente de forma clara, sem ficar cansativo para os ouvintes, que sempre serão o melhor termômetro para saber se você está ou não acertando a mão no tempo e nos assuntos abordados.

 

 

Ficou com vontade de produzir um? Confira algumas dicas:

 


Defina um tema e formato

Antes de começar a gravar o seu podcast, a primeira coisa que você precisa fazer é definir sobre o que você vai falar. Encontre o tema e o formato ideais para o seu programa. Vale lembrar que a temática tem que ser algo que você domine muito bem.

 

Para ter certeza de que você está no caminho certo nessa etapa de definir o conteúdo e o formato do seu programa, responda essas perguntas:

 

– O meu podcast será individual ou uma conversa com outras pessoas?

 

– Eu quero chamar outros experts para entrevistar no meu programa?

 

– Sobre quais assuntos quero falar?

 

– Outras pessoas já falam sobre isso? Se sim, eu posso fazer melhor?

 

– Qual será a duração do meu programa?

 

– Com que frequência vou produzir e publicar?

 

Quando você tiver essas respostas no papel, vai ter um foco bem definido quanto à estrutura, ao tema e ao formato, e ainda vai conseguir se organizar melhor desde o início.

 

Escolha o nome do Podcast

 

Hora de pensar no nome do seu podcast: outro passo muito importante. É interessante que você opte por um nome que tenha tudo a ver com a temática que você escolheu.

 

A ideia é que o seu público já tenha uma noção do que vai encontrar quando der de cara com o nome, e facilitar a vida das pessoas que buscam podcasts por temas nas plataformas ou mecanismos de busca.

 

Escolha os Integrantes e Participantes

 

Se você optou por um formato que inclui mais de um integrante de bancada fixa ou participações especiais por episódio, é bom ficar atento para esse passo aqui.

 

Se você escolheu o formato, veja também. Vai que rola de ter um episódio especial e você queira convidar alguém… Você já vai estar preparado. 😉

 

Você precisa chamar para participar do seu programa pessoas que realmente entendam do assunto que você quer abordar.E você não precisa de várias pessoas para fazer um bom programa. A quantidade de pessoas que você chama para gravar com você vai depender muito do formato de podcast que você escolheu lá no início.

 

Agora, se você não conhece nenhum outro expert para participar do programa com você, das duas, uma: ou você grava sozinho mesmo, ou pode pesquisar por pessoas que falem do mesmo assunto que você.

 

E, independente de quem seja, você vai precisar se posicionar e conduzir o programa, já que uma das vantagens dessa mídia é construir confiança de marca e autoridade para você no seu nicho.

 

O importante é ter ao seu lado, nesse projeto, pessoas que tenham paixão pelo que fazem e que tenham vontade de ajudar o seu podcast a crescer.

 

Faça um roteiro

 

Nada de sair gravando o que você sabe sobre o assunto e ver no que vai dar.

 

Depois de decidido o tema, o assunto da vez e de feito um bom planejamento junto às pessoas envolvidas nessa gravação, você precisa de um roteiro para guiar o seu programa.

 

Assim como na produção de qualquer outro formato de mídia (vídeos, textos para blog…), na hora de fazer o seu podcast, ter um roteiro em mãos é essencial para te orientar na hora da gravação.

 

No seu roteiro, você pode incluir:

– Vinheta de início;

– Apresentação dos locutores;

– Apresentação do tema do podcast;

– Introdução;

– Avisos iniciais;

– Discussão sobre o assunto em questão;

– Vinhetas rápidas de transição entre os blocos, início e final do programa;

– Encerramento.

 

Aqui você vai acrescentar tudo o que você pretende incluir no seu áudio, porque o roteiro, além de guiar no processo de gravação, também vai te ajudar muito na hora de editar.

 

Separe os equipamentos necessários

 

Você não precisa de equipamentos muito sofisticados e caros para gravar o seu podcast. Para falar a verdade, se você tiver: computador, acesso à internet, microfone e um lugar tranquilo para gravar você já consegue começar a produzir. Você também pode usar o gravador do seu celular, por exemplo.

 

Grave

 

Nessa etapa, você precisa se certificar de que está em um lugar tranquilo e sem grandes ruídos. A partir daí, use o roteiro que você escreveu para começar a treinar e preparar a sua voz. Leia-o em voz alta até sentir que está confortável com as palavras e entonações que serão utilizadas.

 

Enquanto estiver preparando a sua voz, grave uns arquivos de teste. Dessa forma, você pode ir melhorando palavras e entonações que, por acaso, você não tenha gostado muito.

 

Existem três jeitos de gravar um podcast: sozinho, com integrantes reunidos presencialmente (geralmente em um estúdio) ou à distância, através da internet.

 

Se você estiver gravando sozinho, fica muito mais fácil. É só ir para o lugar reservado e soltar a voz.

 

Mas veja como acontece nos outros dois casos.

Gravações presenciais –  Se os integrantes estão reunidos em um mesmo lugar, você pode fazer de duas maneiras:

– Um microfone e um computador para cada um, onde cada participante grava o seu próprio áudio.

– Um só microfone para captar todos os áudios.

 

Depois é só juntar os áudios coletados e partir para a edição.

 

Gravações à distância – Se os participantes não puderem se encontrar no dia, uma boa saída é a gravação via internet. Um cuidado importante aqui é que os envolvidos tenham uma conexão boa e estável, para evitar que o áudio fique cheio de ruídos e pausas que não estavam previstas no meio das frases.

 

Nesse caso, vocês podem usar o Skype ou o Hangout, que permitem um grande número de pessoas reunidas para a gravação.

 

Edite

 

Essa etapa é a mais desafiadora. Principalmente se você nunca mexeu com edição de áudio antes. A notícia boa é que podcasts envolvem um processo de edição mais simples do que outras mídias.

 

O primeiro passo é ter certeza de que você salvou uma cópia dos arquivos de áudio da gravação original. Isso vai te resguardar de qualquer problema que você tenha durante o processo de edição.

 

A parte mecânica da edição vai depender muito do software que você escolher para fazer essa tarefa. Sugiro que no começo você use o Audacity, que tem um guia de edição que torna esse processo muito mais tranquilo para você.

 

Com esse guia em mãos, é um processo muito parecido com montar uma espécie de “esqueleto do áudio”.

 

Você vai abrir uma cópia do arquivo de áudio original no Audacity e buscar pelo ajuste de qualidade do áudio. Fique atento a ruídos que possam aparecer nos intervalos entre as falas.

 

Com isso, você garante que terá a melhor versão possível da sua gravação para usar no seu podcast.  

 

Depois, procure pelas orientações quanto a corte de áudio e retire tudo o que for desnecessário para o seu episódio.

 

Quando terminar de “montar” o seu podcast e concluir a edição, exporte o projeto final para um arquivo de áudio em formato mp3.

 

Com essas edições feitas, você tem um programa de áudio pronto para virar um podcast.

 

Confira seis programas para editar áudio

 

Publique

 

Enquanto o seu arquivo de áudio não passar por essa fase, ele ainda não pode ser considerado um podcast. Porque é aqui que ele passa pelo processo de podcasting, um sistema que segue um padrão de feed RSS – formato que distribui informações na internet em tempo real.

 

A publicação de um podcast pode ser feita tanto em agregadores quanto em plataformas de streaming.

 

Para publicar em um agregador, você tem que escolher um aplicativo para hospedar e um ter feed RSS para ser lido por esses aplicativos, o que pode ser feito facilmente pelo SoundCloud, por exemplo. Dependendo do site ou aplicativo que você escolher hospedar, eles dão um passo a passo detalhado para você subir a sua mídia.

 

No caso de uma plataforma de streaming como o Spotify, por exemplo, você já precisa ter hospedado o seu podcast em um aplicativo como os que eu falei ali em cima, e não apenas enviar o feed RSS.

 

Você sobe o arquivo já hospedado e, desde que tudo esteja conforme as regras, ele estará público em um prazo de 2 a 5 dias.Fique atento, pois você não será notificado quando for ao ar. Aqui é você que acompanha se já entrou ou não.

 

Divulgue o seu podcast

 

Agora que você já tem o seu podcast no ar com tudo que é necessário, já pode começar a divulgá-lo. Você tem que ir atrás dos ouvintes, tem que divulgar.

 

E onde os seus ouvintes estão? A grande maioria está agora mesmo conectada nas principais redes sociais. É lá que a atenção do seu público está. E é lá que você precisa começar a divulgar o seu podcast.

 

Com informações do blog Klickpages