Chegou o Dia dos Professores.

 

Apesar de reconhecer que todos os dias são deles, é mais do que merecido separar um dia somente para prestigiar todo o esforço que eles fazem para transformar o mundo de quem aprende. 

 

Nós, do PVE, ficamos extremamente felizes e honrados de receber tantas histórias incríveis. Vimos como o envolvimento dos professores é reconhecido nos grupos de nossos municípios parceiros e separamos mais alguns relatos para homenageá-los pelo dia. Sintam nosso abraço – transmitido pelo abraço de tantos relatos –  e respeito pelo trabalho que muitas vezes não é nada fácil – especialmente nesse momento de pandemia -, mas que faz toda a diferença.

 

E não é somente um educador que ganha espaço no coração dos alunos. A Sandra Maciel, do grupo de Celso Ramos, em Santa Catarina, já é adulta, mas possui lembranças únicas e, como ela mesma diz, nada mudou, porque o carinho é o mesmo. São 21 profissionais que acompanham a Sandra até hoje. Como ficamos lisonjeados em servir de ponte e abrir espaço para que esse tipo de relação se fortaleça! 

 

 

Quando afirmamos que os profes fazem a diferença na vida dos alunos, mas também de seus familiares, é disso que estamos falando. Vejam que história linda que o Wallace Santana, de Resende, no Rio de Janeiro, compartilhou com a gente. A professora Mirthes realmente ficou nas memórias escolares deste carioca. Tanto, que ele recorda até da roupa e da pasta que ia para as aulas. Mais do que isso, lembra como os responsáveis pelas crianças faziam questão de que elas fossem ensinadas por ela.

 

 

Separamos mais uma história dentre os 55 depoimentos que recebemos. É do Mario José, de Resende também. Esse texto representa bem a importância dos educadores. O Mario recorda da professora que o alfabetizou e da irmã que também é professora e serviu de inspiração. Hoje, ele também educa e compartilha o caminho com novos alunos, mas sempre permitindo e estimulando para que eles construam o trajeto com os próprios meios e caminhe com seus próprios pés.

 

 

Isso aquece o coração. Trazemos essas memórias com muito carinho para reforçar como são pessoas especiais essas pessoas e como são determinantes e fundamentais para os alunos e sua família, além de contribuir diretamente com a evolução educacional de seu município. 

 

        Feliz dia do professores!