O Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) é uma avaliação educacional fundamental para uma política baseada em evidências. Por meio dos resultados coletados em todas as unidades públicas, é possível avaliar o trabalho já realizado e também planejar ações efetivas para toda a rede. 

 

Para fomentar a discussão sobre a importância e trazer mais conhecimento, o PVE preparou duas lives sobre o tema de forma gratuita e online. No dia 26/10, Cláudia Costin contou sobre a importância do SAEB em tempos de pandemia e como a avaliação gera o  Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

 

Vale conferir na íntegra.

 

Será por meio desse indicador que as políticas públicas serão desenvolvidas, Cláudia também destacou o auxílio no processo de recuperação e recomposição da aprendizagem, além de ressaltar a ligação direta à ODS 4, ou seja, aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Dentre as diretrizes está a garantia de uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade, viabilizando acesso e oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

 

No segundo encontro, Carlos Sanches abordou o tema “A organização das redes de ensino para a aplicação do SAEB”. Os principais pontos que ele trouxe e discutiu com os participantes foram:

 

  • Apresentação da Portaria 250, que rege a aplicação do IDEB em 2021. Carlos apresentou especialmente os artigos sobre para a operacionalização do SAEB, como o 5º, que diz respeito ao público-alvo da prova, o 6º (que regula quem não deve participar deste processo) e o 10º, sobre os instrumentos e questionários.

 

 

  • Carlos também abordou o IDEB e explicou com profundidade de detalhes como ele é composto e organizado para que as redes compreendam a importância da prova e como ela analisa o desempenho de estudantes nas redes.

 

  • Por fim, Carlos Sanches também enfatizou a importância da aplicação do SAEB, de forma censitária, como forma de se conhecer a situação das redes de ensino e, assim, apoiar a gestão e a produção de políticas públicas para os próximos anos.