Diante de mais um ano de pandemia, as sequelas no ensino público brasileiro foram inevitáveis e resultantes de um contexto que por si só já era problemático, mas que se tornou ainda mais grave com a disseminação do vírus. O momento atípico colocou os municípios em situações inimagináveis e, apesar de muitas perdas e dificuldades, surgiram iniciativas incríveis que contribuíram para mitigar os impactos negativos na educação, especialmente nesse período. Afinal, novos desafios precisam de novas soluções, não é mesmo?
 
É por isso que a temática do Prêmio PVE 2021 é a inovação.
 
Queremos reconhecer iniciativas criativas que, de alguma forma, contribuíram para transformar a realidade das redes de educação municipais. A intenção é dar visibilidade para as atividades desenvolvidas pelos participantes e, desta maneira, contribuir para a disseminação de bons trabalhos que possam ser inspiradores para outros municípios na busca pela melhoria da aprendizagem dos(as) alunos(as). Para isso, visamos ampliar a mobilização e o compromisso dos diferentes atores dos municípios envolvidos nas ações do PVE e da Mentoria de Educação Financeira PVE, por meio de uma premiação pelas boas práticas e ações desenvolvidas.
 
A edição 2021 traz quatro categorias para premiar três frentes de atuação. A primeira,“Práticas de Ensino Remoto”, tem a ideia de reconhecer iniciativas inovadoras de ensino remoto que enriqueceram e auxiliaram no aprendizado dos estudantes. A segunda, “Busca Ativa”, consiste em enaltecer o importante e criativo esforço feito para resgatar e levar alunos que já estavam distantes das salas de aula, novamente para dentro do ambiente escolar. A terceira categoria é “Retorno às Atividades Presenciais na Escola” e é destinada ao retorno às aulas presenciais e como este momento foi trabalhado pelas instituições e seus mobilizadores. A quarta categoria, “Componente BNCC: Mentoria de Educação Financeira”, chega como uma novidade e visa reconhecer a implementação de práticas e de conteúdos trabalhados nas redes de ensino e/ou salas de aula a partir dos ensinamentos adquiridos no curso de Mentoria de Educação Financeira. 
 
Serão considerados o desempenho de três frentes de atuação: a Gestão Educacional, a Gestão Escolar e a Mobilização Social. Enquanto a Gestão Educacional contempla o exercício do Secretário(a) Municipal de Educação e técnicos(as) das Secretarias Municipais de Educação, a Gestão Escolar se refere ao conjunto de escolas municipais participantes do programa PVE. Aqui, a recompensa é para diretores(as) e coordenadores(as) pedagógicos das escolas da Rede Municipal. Técnicos(as) mobilizadores(as) da Secretaria Municipal de Educação, assim como da empresa Votorantim e representantes do grupo de mobilização, concorrem na categoria “Mobilização Social”.
 
O PVE também irá oferecer uma consultoria para criação de um Espaço Maker no município ou escola ganhadora, com oficina presencial ministrada por formador do Grupo de Educadores Inovadores do Google. Além disso, o vencedor na categoria Mentoria de Educação Financeira será presenteado com voucher Kit Livros – válido apenas para mentoria de educação financeira –  e será pauta de matéria jornalística sobre o Prêmio, os vencedores e as práticas selecionadas em veículos como Porvir, Futura e outros, pois precisamos eternizar esse momento, não é mesmo?
 
Esta edição abrange 66 municípios de 15 estados brasileiros, tornando todas as cidades participantes do PVE e/ou da Mentoria de Educação Financeira vencedoras em potencial. Agora só falta baixar o regulamento e fazer sua inscrição, levando em consideração as qualificações necessárias previstas no formulário. Vem compartilhar com a gente as iniciativas que sua região está realizando e concorrer a esses prêmios também.
 
Faça o download do Regulamento Prêmio PVE 2021 e confira informações mais detalhadas, descubra nossos critérios de avaliação e outras especificidades sobre o assunto. O formulário de inscrição pode ser acessado aqui