O Grupo de Mobilização já está realizando ações?

 

Uma forma bastante efetiva de aderir a campanha do Dia da Educação é encontrar uma ligação entre as ações que já estão sendo realizadas e a temática do dia. Estamos trabalhando com a ideia de sensibilização sobre o índice de Distorção Idade-Série. Nesse sentido, toda ação que busquem abordar a importância da educação pode ser vinculada à importância de estudar. As seguintes perguntas podem ajudar a criar um elo de pertinência com a campanha:

 

  • De que forma nossas ações sensibilizam para a importância de estudar?

 

Por exemplo: o Grupo de Mobilização está realizando uma ação em prol do empreendedorismo juvenil. Pode ser traçado um elo de pertinência ao afirmar que só se consegue empreender quando se tem os conhecimentos e as informações necessárias, a base que a escola pode trazer para todos.

 

Como vincular as ações que já estamos realizando com a campanha?

 

Os principais mecanismos da campanha são as hashtags #PVE2019 #Nem1PraTras #DiadaEducacao.

 

  • Se alguma ação vai ser feita até o dia 28 de abril, vocês podem criar cartazes com essas hashtags, incluí-los na ação, fazer fotos e divulgar nas redes sociais (Facebook – nos grupos locais e no seu feed – e WhatsApp).
  • Se já houverem acontecido ações, vocês podem escrever um pequeno texto que crie a ligação lógica entre a campanha e a ação feita, incluir as hashtags e divulgar junto de fotos da ação nas redes sociais.

 

Por exemplo: Uma caminhada com os alunos de uma escola pode acontecer levando cartazes com as hashtags da campanha e frases que tragam visibilidade para a importância de se estudar.

Um piquenique na escola comunitária para trazer mais visibilidade para suas necessidades estruturais pode também afirmar a importância que escolas bem estruturadas, com participação de suas comunidades, tem na frequência de seus alunos.

 

O Grupo de Mobilização poderia realizar uma ação até o dia 28 para aderir à campanha?

 

Caso não existam ações sendo realizadas, é possível criar uma ação vinculada ao Dia da Educação. Para isso ser efetivo, é necessário definir qual ação é mais estratégica, pensando nos recursos disponíveis e o que te maior convergência com as atividades dos participantes do Grupo de Mobilização.

 

  • Com quais públicos os participantes do Grupo de Mobilização interagem nas suas atuações?

 

Por exemplo: o Grupo de Mobilização conta com um conselheiro tutelar e a presidenta de uma associação de moradores de um bairro. Um público ao qual esse Grupo deve ter um bom acesso são os moradores dessas comunidades.

O Grupo de Mobilização conta com um membro da Secretaria de Educação e um pai engajado na escola de seus filhos. O público nesse caso pode ser a escola em questão.

 

  • Quais ações podem gerar mais engajamento e participação desse público, se acontecerem até o dia 28 de abril?

 

Escolher ações que provoquem maior aderência é um importante componente de sucesso. Buscar aqueles aspectos que mais movem este público neste momento.

 

Por exemplo: tratando-se de uma comunidade periférica, talvez um piquenique coletivo em uma praça seja uma ação que provoque aderência com facilidade.

Tratando-se de uma escola, talvez a apresentação de algum projeto que a escola já tenha – como uma banda, ou uma horta – pode provocar maior aderência. Ou uma reunião para resolver algum problema – como um mutirão, ou a pintura de um muro.

 

  • Quais as tarefas necessárias para realizarmos essa ação?
  • Quem fica responsável por cada tarefa?
  • Quem precisa ser contatado para que a ação aconteça?
  • Quem precisa ser convidado a participar?
  • Quais cuidados precisamos tomar para que a ação seja um sucesso?
  • Como registraremos e divulgaremos o que foi feito?
  • Qual é o passo a passo que precisa ser feito para que a ação seja realizada?

 

Por exemplo: No caso do piquenique, contatar liderança comunitária sobre uso da praça, criar materiais de divulgação, convidar comunidade, fotografar o evento, compartilhar nas redes.

No caso da ação na escola, contatar direção, definir ação, criar divulgação, enviar para comunidade escolar, registrar o evento, compartilhar nas redes.

 

Mobilizar com motivação

 

O Dia da Educação, 28 de abril, está próximo. Todos estão trabalhando muito nos três eixos do PVE. No meio de tudo o que já está sendo feito, pode parecer que esta missão seja difícil demais. Mas, quando o desafio é justo, o engajamento pode brotar. É impressionante o que podemos fazer, juntos, se o chamado fizer sentido.

 

Neste Dia da Educação, pessoas de todo o país estarão agindo para estimular nossos jovens aos estudos, envolvendo toda a população nessa temática. É uma incrível oportunidade para sensibilizarmos todos sobre como participar de movimentações em prol da educação nos nutre, tanto enquanto indivíduos quanto comunidades. Mostrar que podemos, juntos, fazer a diferença.