asads

asdas

asds

sadas

asds

sdsa

CATEGORIAS

INSCREVA-SE NA CATEGORIA QUE
MAIS SE ADEQUAR AO SEU PROJETO

ACOMPANHAMENTO DA APRENDIZAGEM
GESTÃO ESCOLAR
GESTÃO EDUCACIONAL
JOVENS MOBILIZADORES
MOBILIZAÇÃO SOCIAL
DESTAQUE NACIONAL


ACOMPANHAMENTO DA APRENDIZAGEM
Ser uma escola participante da frente de Gestão Escolar do Programa PVE 2019, com um mínimo de 75% de presença nos encontros formativos;
Curso online de formação + assinatura online para acesso a sites com materiais formativos.


GESTÃO ESCOLAR
Ter realizado em 2019, os 4 ciclos formativos da frente de Gestão Escolar; Ter uma taxa de presença mínima de 90% (considerando a média das taxas de presença dos gestores escolares nos 4 ciclos);*
Viagem formativa e cultural em território nacional.


GESTÃO EDUCACIONAL
Ter realizado em 2019 os 4 ciclos formativos da frente de Gestão Educacional; Ter taxa de presença mínima de 90% (considerando taxas de presença dos técnicos da Secretaria e dos formadores de Diretores);*
Viagem formativa e cultural em território nacional.


JOVENS MOBILIZADORES
Ter formado um grupo de jovens mobilizadores no município e realizado um projeto de mobilização até novembro de 2019;*
Apoio de R$ 1.000,00 para continuidade dos projetos de mobilização.


MOBILIZAÇÃO SOCIAL
Ter realizado em 2019 os 4 ciclos formativos de Mobilização Social; Ter média mínima de 70% de participação dos indivíduos/ organizações não ligados ao setor de educação.*
Viagem formativa e cultural em território nacional.


DESTAQUE NACIONAL
Ter realizado os 4 ciclos formativos do PVE 2019; Ter atingido todas as metas acordadas para o programa; Ter se inscrito no Prêmio PVE 2019, na(s) categoria(s) Gestão Educacional, Gestão Escolar e/ ou Mobilização Social.*
Viagem formativa e cultural em território internacional.

COMPETÊNCIAS PARA GESTORES EDUCACIONAIS

DIMENSÕESCOMPETÊNCIASPRÁTICAS DESENVOLVIDAS
PROCESSOS DE GESTÃOApropriação dos processos de gestão, grau de autonomia com que são executados e participação da comunidade escolar em instâncias de planejamento.• Planejar
• Executar
• Fazer diagnóstico
• Acompanhar
• Envolver a equipe
• Usar as tecnologias da informação e comunicação
• Institucionalizar o planejamento
REGISTRO E DOCUMENTAÇÃOApropriação do uso de registros e documentação dos seus processos com envolvimento da gestão escolar.• Fazer os registros regulares
• Registrar os processos internos
• Estimular o registro na escola
• Usar o registro para acompanhamento
ACOMPANHAMENTO DAS APRENDIZAGENSApropriação do acompanhamento dos resultados de aprendizagem dos estudantes por meio dos dados educacionais disponíveis.• Acessar e divulgar os resultados de aprendizagem
• Analisar os dados educacionais
• Tomar decisão a partir dos resultados
• Envolver a equipe escolar
• Compartilhar informação com a Secretaria
• Envolver estudantes, pais e responsáveis com os resultados
CONSTITUIÇÃO DE EQUIPE COLABORATIVACompreensão da importância de trabalhar em equipe, nos planejamentos, decisões e ações da escola.• Compartilhar decisões com a Secretaria
• Envolver a equipe escolar
• Ser uma liderança presente
• Ser uma liderança democrática
PARCERIAS E MOBILIZAÇÃO SOCIALCompreensão da importância da participação dos estudantes, das famílias e da comunidade nos planejamentos, decisões e ações da escola.• Valorizar e promover a participação do aluno
• Mobilizar a comunidade escolar
• Aderir a parcerias
• Engajar a família e a comunidade
• Favorecer ações intersetoriais
• Efetivar a gestão democrática na relação com estudantes, famílias e comunidade
• Institucionalizar processos para a participação e mobilização social
ARTICULAÇÃO ENTRE AÇÕES DA ESCOLA E POLÍTICAS DA REDECapacidade de compreender a integração e a articulação dos projetos da escola (PPP, projetos didáticos e institucionais, proposta pedagógica da escola) e as políticas de educação da rede municipal.• Estabelecer relações entre ações da escola e as políticas educacionais
• Atuar em parceria com a Secretaria
• Contribuir para as políticas
• Incidir nas políticas
FORMAÇÃO CONTINUADAPreocupação da gestão pedagógica em garantir a formação continuada dos seus profissionais.• Organizar encontros informativos • Assegurar espaços formativos • Valorizar a formação • Alinhar a formação às necessidades da equipe • Institucionalizar a formação continuada na escola
GESTÃO DE RECURSOSCapacidade de gerenciar os recursos financeiros, humanos e infraestrutura (materiais, espaço e equipamentos) da escola, com foco na aprendizagem.• Controlar o patrimônio
• Controlar o uso dos materiais
• Prestar contas
• Viabilizar e disponibilizar os recursos
• Acompanhar o uso dos recursos
• Estruturar o funcionamento do trabalho da equipe
• Usar estrategicamente os recursos
• Captar recursos
• Favorecer a transparência no uso dos recursos

COMPETÊNCIAS PARA GESTORES ESCOLARES

PROCESSO DE GESTÃOApropriação dos processos de gestão, grau de autonomia com que são executados e participação da comunidade escolar em instâncias de planejamento.• Planejar
• Executar
• Fazer diagnóstico
• Acompanhar
• Envolver a equipe
• Usar as tecnologias da informação e comunicação
• Institucionalizar o planejamento
REGISTRO E DOCUMENTAÇÃOApropriação do uso de registros e documentação dos seus processos com envolvimento da gestão escolar.• Fazer os registros regulares
• Registrar os processos internos
• Estimular o registro na escola
• Usar o registro para acompanhamento
ACOMPANHAMENTO DAS APRENDIZAGENSApropriação do acompanhamento dos resultados de aprendizagem, por meio dos dados educacionais primários e secundários disponíveis, com envolvimento da gestão escolar.• Acessar e divulgar os resultados de aprendizagem
• Analisar e usar dados educacionais
• Envolver equipe da Secretaria de Educação
• Envolver a equipe da escola
• Institucionalizar o acompanhamento
CONSTITUIÇÃO DE EQUIPE COLABORATIVACompreensão da importância de trabalhar colaborativamente, envolvendo inclusive os gestores escolares.• Favorecer a comunicação entre a equipe
• Envolver a equipe da Secretaria de Educação
• Favorecer a comunicação com a escola
• Envolver a equipe da escola
PARCERIAS E MOBILIZAÇÃO SOCIALApropriação de sua função mobilizadora da sociedade pela educação e aperfeiçoamento da sua capacidade de implementar parcerias, considerando as necessidades da rede.• Mobilizar a sociedade
• Engajar escola, família e comunidade
• Aderir a parcerias
• Favorecer ações intersetoriais
• Mobilizar para acompanhamento do Plano Municipal de Educação
• Apoiar o protagonismo estudantil
• Estabelecer parcerias estratégicas
• Institucionalizar os processos para parcerias e mobilização social
ARTICULAÇÃO ENTRE AÇÕES DA ESCOLA E POLÍTICAS DA REDECapacidade de promover a integração e a articulação entre os projetos das escolas e as políticas de educação da rede.• Estabelecer relações entre as ações da escola e as políticas educacionais
• Consolidar relações entre as ações da escola e as políticas educacionais
• Adequar políticas às necessidades da escola
• Envolver os gestores escolares
FORMAÇÃO CONTINUADAApropriação da importância de implementar a formação continuada da sua equipe e da direção escolar na rede.• Formar direção escolar
• Formar técnicos da Secretaria de Educação
• Acompanhar a efetividade da formação
• Alinhar a formação às necessidades da equipe
• Institucionalizar a formação
GESTÃO DE RECURSOSCapacidade de gerenciar os recursos financeiros, humanos e materiais da rede, com foco na aprendizagem.• Controlar o patrimônio
• Planejar o orçamento
• Captar recursos
• Estruturar a equipe técnica
• Usar estrategicamente os recursos
• Estruturar os recursos humanos das escolas
• Favorecer a transparência no uso dos recursos