asdas
sadas
sdsa
INSCREVA-SE NA CATEGORIA QUE
MAIS SE ADEQUAR AO SEU PROJETO
DIMENSÕES | COMPETÊNCIAS | PRÁTICAS DESENVOLVIDAS |
---|---|---|
PROCESSOS DE GESTÃO | Apropriação dos processos de gestão, grau de autonomia com que são executados e participação da comunidade escolar em instâncias de planejamento. | • Planejar • Executar • Fazer diagnóstico • Acompanhar • Envolver a equipe • Usar as tecnologias da informação e comunicação • Institucionalizar o planejamento |
REGISTRO E DOCUMENTAÇÃO | Apropriação do uso de registros e documentação dos seus processos com envolvimento da gestão escolar. | • Fazer os registros regulares • Registrar os processos internos • Estimular o registro na escola • Usar o registro para acompanhamento |
ACOMPANHAMENTO DAS APRENDIZAGENS | Apropriação do acompanhamento dos resultados de aprendizagem dos estudantes por meio dos dados educacionais disponíveis. | • Acessar e divulgar os resultados de aprendizagem • Analisar os dados educacionais • Tomar decisão a partir dos resultados • Envolver a equipe escolar • Compartilhar informação com a Secretaria • Envolver estudantes, pais e responsáveis com os resultados |
CONSTITUIÇÃO DE EQUIPE COLABORATIVA | Compreensão da importância de trabalhar em equipe, nos planejamentos, decisões e ações da escola. | • Compartilhar decisões com a Secretaria • Envolver a equipe escolar • Ser uma liderança presente • Ser uma liderança democrática |
PARCERIAS E MOBILIZAÇÃO SOCIAL | Compreensão da importância da participação dos estudantes, das famílias e da comunidade nos planejamentos, decisões e ações da escola. | • Valorizar e promover a participação do aluno • Mobilizar a comunidade escolar • Aderir a parcerias • Engajar a família e a comunidade • Favorecer ações intersetoriais • Efetivar a gestão democrática na relação com estudantes, famílias e comunidade • Institucionalizar processos para a participação e mobilização social |
ARTICULAÇÃO ENTRE AÇÕES DA ESCOLA E POLÍTICAS DA REDE | Capacidade de compreender a integração e a articulação dos projetos da escola (PPP, projetos didáticos e institucionais, proposta pedagógica da escola) e as políticas de educação da rede municipal. | • Estabelecer relações entre ações da escola e as
políticas educacionais • Atuar em parceria com a Secretaria • Contribuir para as políticas • Incidir nas políticas |
FORMAÇÃO CONTINUADA | Preocupação da gestão pedagógica em garantir a formação continuada dos seus profissionais. | • Organizar encontros informativos • Assegurar espaços formativos • Valorizar a formação • Alinhar a formação às necessidades da equipe • Institucionalizar a formação continuada na escola |
GESTÃO DE RECURSOS | Capacidade de gerenciar os recursos financeiros, humanos e infraestrutura (materiais, espaço e equipamentos) da escola, com foco na aprendizagem. | • Controlar o patrimônio • Controlar o uso dos materiais • Prestar contas • Viabilizar e disponibilizar os recursos • Acompanhar o uso dos recursos • Estruturar o funcionamento do trabalho da equipe • Usar estrategicamente os recursos • Captar recursos • Favorecer a transparência no uso dos recursos |
PROCESSO DE GESTÃO | Apropriação dos processos de gestão, grau de autonomia com que são executados e participação da comunidade escolar em instâncias de planejamento. | • Planejar • Executar • Fazer diagnóstico • Acompanhar • Envolver a equipe • Usar as tecnologias da informação e comunicação • Institucionalizar o planejamento |
REGISTRO E DOCUMENTAÇÃO | Apropriação do uso de registros e documentação dos seus processos com envolvimento da gestão escolar. | • Fazer os registros regulares • Registrar os processos internos • Estimular o registro na escola • Usar o registro para acompanhamento |
ACOMPANHAMENTO DAS APRENDIZAGENS | Apropriação do acompanhamento dos resultados de aprendizagem, por meio dos dados educacionais primários e secundários disponíveis, com envolvimento da gestão escolar. | • Acessar e divulgar os resultados de aprendizagem • Analisar e usar dados educacionais • Envolver equipe da Secretaria de Educação • Envolver a equipe da escola • Institucionalizar o acompanhamento |
CONSTITUIÇÃO DE EQUIPE COLABORATIVA | Compreensão da importância de trabalhar colaborativamente, envolvendo inclusive os gestores escolares. | • Favorecer a comunicação entre a equipe • Envolver a equipe da Secretaria de Educação • Favorecer a comunicação com a escola • Envolver a equipe da escola |
PARCERIAS E MOBILIZAÇÃO SOCIAL | Apropriação de sua função mobilizadora da sociedade pela educação e aperfeiçoamento da sua capacidade de implementar parcerias, considerando as necessidades da rede. | • Mobilizar a sociedade • Engajar escola, família e comunidade • Aderir a parcerias • Favorecer ações intersetoriais • Mobilizar para acompanhamento do Plano Municipal de Educação • Apoiar o protagonismo estudantil • Estabelecer parcerias estratégicas • Institucionalizar os processos para parcerias e mobilização social |
ARTICULAÇÃO ENTRE AÇÕES DA ESCOLA E POLÍTICAS DA REDE | Capacidade de promover a integração e a articulação entre os projetos das escolas e as políticas de educação da rede. | • Estabelecer relações entre as ações da escola e as
políticas educacionais • Consolidar relações entre as ações da escola e as políticas educacionais • Adequar políticas às necessidades da escola • Envolver os gestores escolares |
FORMAÇÃO CONTINUADA | Apropriação da importância de implementar a formação continuada da sua equipe e da direção escolar na rede. | • Formar direção escolar • Formar técnicos da Secretaria de Educação • Acompanhar a efetividade da formação • Alinhar a formação às necessidades da equipe • Institucionalizar a formação |
GESTÃO DE RECURSOS | Capacidade de gerenciar os recursos financeiros, humanos e materiais da rede, com foco na aprendizagem. | • Controlar o patrimônio • Planejar o orçamento • Captar recursos • Estruturar a equipe técnica • Usar estrategicamente os recursos • Estruturar os recursos humanos das escolas • Favorecer a transparência no uso dos recursos |