01

MOBILIZAÇÃO
SOCIAL

02

GESTÃO
EDUCACIONAL

03

GESTÃO
ESCOLAR

MOBILIZAÇÃO

O QUE SE ESPERA DE UMA MOBILIZAÇÃO SOCIAL
PELA EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO

Conhecimento sobre educação
Atitude e disposição para agir
Estrutura de uma rede social pela educação
Vitalidade de uma rede social pela educação
Abrangência da Rede Social pela Educação
CONHECIMENTO SOBRE EDUCAÇÃO
Conhecimento geral sobre a qualidade da educação no município e sobre ações em curso para a sua melhoria.
Acompanhar a vida escolar de estudantes
Buscar informações sobre a educação do município
Conhecer papéis e atribuições da Secretaria de Educação, das escolas, de responsáveis e da comunidade para garantir uma educação de qualidade
ATITUDE E DISPOSIÇÃO PARA AGIR
Disposição em atuar pela educação e mobilizar outros pela causa.
Valorizar a educação Ver Case
Discutir sobre a situação da educação no município Ver Case
Participar de atividades que envolvam o tema da educação Ver Case
Estimular outras pessoas a agirem em prol da educação Ver Case
ESTRUTURA
Atuação coletiva, com diversidade de pessoas e de organizações que trabalham conjuntamente e com alto grau de confiança em prol da educação.
Integrar atores de diferentes setores da sociedade Ver Case
Contar com diversidade de escolas, classes sociais, faixas etárias e orientações políticas Ver Case
Estar aberto à adesão de novos integrantes Ver Case
Atuar de forma coletiva e unida Ver Case
VITALIDADE
Capacidade de produzir resultados e de gerar impacto com continuidade das ações coletivas; boa capacidade de comunicação e de interação na rede, abertura para novos integrantes e grau de autonomia da rede
Ser propositivo frente aos desafios da educação, projetando mudanças e comprometendo-se com atividades para sua efetivação Ver Case
Trabalhar coletivamente para produzir resultados efetivos, consistentes e perenes em prol da qualidade da educação Ver Case
Desenvolver estratégias para a continuidade da mobilização social em prol da educação Ver Case
Comunicar as ações e os resultados gerados pela rede Ver Case
ABRANGÊNCIA
Abrangência territorial da rede e diversidade de públicos envolvidos e impactados pelas ações realizadas.
Realizar ações que contemplem todo o território
Desenvolver ações que impactem diversos públicos como escolas, docentes, responsáveis, organizações sociais etc.

COMPETÊNCIAS PARA GESTORES EDUCACIONAIS

DIMENSÕESCOMPETÊNCIASPRÁTICAS DESENVOLVIDAS
PROCESSOS DE GESTÃOApropriação dos processos de gestão, grau de autonomia com que são executados e participação da comunidade escolar em instâncias de planejamento.• Planejar
• Executar
• Fazer diagnóstico
• Acompanhar
• Envolver a equipe
• Usar as tecnologias da informação e comunicação
• Institucionalizar o planejamento
REGISTRO E DOCUMENTAÇÃOApropriação do uso de registros e documentação dos seus processos com envolvimento da gestão escolar.• Fazer os registros regulares
• Registrar os processos internos
• Estimular o registro na escola
• Usar o registro para acompanhamento
ACOMPANHAMENTO DAS APRENDIZAGENSApropriação do acompanhamento dos resultados de aprendizagem dos estudantes por meio dos dados educacionais disponíveis.• Acessar e divulgar os resultados de aprendizagem
• Analisar os dados educacionais
• Tomar decisão a partir dos resultados
• Envolver a equipe escolar
• Compartilhar informação com a Secretaria
• Envolver estudantes, pais e responsáveis com os resultados
CONSTITUIÇÃO DE EQUIPE COLABORATIVACompreensão da importância de trabalhar em equipe, nos planejamentos, decisões e ações da escola.• Compartilhar decisões com a Secretaria
• Envolver a equipe escolar
• Ser uma liderança presente
• Ser uma liderança democrática
PARCERIAS E MOBILIZAÇÃO SOCIALCompreensão da importância da participação dos estudantes, das famílias e da comunidade nos planejamentos, decisões e ações da escola.• Valorizar e promover a participação do aluno
• Mobilizar a comunidade escolar
• Aderir a parcerias
• Engajar a família e a comunidade
• Favorecer ações intersetoriais
• Efetivar a gestão democrática na relação com estudantes, famílias e comunidade
• Institucionalizar processos para a participação e mobilização social
ARTICULAÇÃO ENTRE AÇÕES DA ESCOLA E POLÍTICAS DA REDECapacidade de compreender a integração e a articulação dos projetos da escola (PPP, projetos didáticos e institucionais, proposta pedagógica da escola) e as políticas de educação da rede municipal.• Estabelecer relações entre ações da escola e as políticas educacionais
• Atuar em parceria com a Secretaria
• Contribuir para as políticas
• Incidir nas políticas
FORMAÇÃO CONTINUADAPreocupação da gestão pedagógica em garantir a formação continuada dos seus profissionais.• Organizar encontros informativos • Assegurar espaços formativos • Valorizar a formação • Alinhar a formação às necessidades da equipe • Institucionalizar a formação continuada na escola
GESTÃO DE RECURSOSCapacidade de gerenciar os recursos financeiros, humanos e infraestrutura (materiais, espaço e equipamentos) da escola, com foco na aprendizagem.• Controlar o patrimônio
• Controlar o uso dos materiais
• Prestar contas
• Viabilizar e disponibilizar os recursos
• Acompanhar o uso dos recursos
• Estruturar o funcionamento do trabalho da equipe
• Usar estrategicamente os recursos
• Captar recursos
• Favorecer a transparência no uso dos recursos

COMPETÊNCIAS PARA GESTORES ESCOLARES

PROCESSO DE GESTÃOApropriação dos processos de gestão, grau de autonomia com que são executados e participação da comunidade escolar em instâncias de planejamento.• Planejar
• Executar
• Fazer diagnóstico
• Acompanhar
• Envolver a equipe
• Usar as tecnologias da informação e comunicação
• Institucionalizar o planejamento
REGISTRO E DOCUMENTAÇÃOApropriação do uso de registros e documentação dos seus processos com envolvimento da gestão escolar.• Fazer os registros regulares
• Registrar os processos internos
• Estimular o registro na escola
• Usar o registro para acompanhamento
ACOMPANHAMENTO DAS APRENDIZAGENSApropriação do acompanhamento dos resultados de aprendizagem, por meio dos dados educacionais primários e secundários disponíveis, com envolvimento da gestão escolar.• Acessar e divulgar os resultados de aprendizagem
• Analisar e usar dados educacionais
• Envolver equipe da Secretaria de Educação
• Envolver a equipe da escola
• Institucionalizar o acompanhamento
CONSTITUIÇÃO DE EQUIPE COLABORATIVACompreensão da importância de trabalhar colaborativamente, envolvendo inclusive os gestores escolares.• Favorecer a comunicação entre a equipe
• Envolver a equipe da Secretaria de Educação
• Favorecer a comunicação com a escola
• Envolver a equipe da escola
PARCERIAS E MOBILIZAÇÃO SOCIALApropriação de sua função mobilizadora da sociedade pela educação e aperfeiçoamento da sua capacidade de implementar parcerias, considerando as necessidades da rede.• Mobilizar a sociedade
• Engajar escola, família e comunidade
• Aderir a parcerias
• Favorecer ações intersetoriais
• Mobilizar para acompanhamento do Plano Municipal de Educação
• Apoiar o protagonismo estudantil
• Estabelecer parcerias estratégicas
• Institucionalizar os processos para parcerias e mobilização social
ARTICULAÇÃO ENTRE AÇÕES DA ESCOLA E POLÍTICAS DA REDECapacidade de promover a integração e a articulação entre os projetos das escolas e as políticas de educação da rede.• Estabelecer relações entre as ações da escola e as políticas educacionais
• Consolidar relações entre as ações da escola e as políticas educacionais
• Adequar políticas às necessidades da escola
• Envolver os gestores escolares
FORMAÇÃO CONTINUADAApropriação da importância de implementar a formação continuada da sua equipe e da direção escolar na rede.• Formar direção escolar
• Formar técnicos da Secretaria de Educação
• Acompanhar a efetividade da formação
• Alinhar a formação às necessidades da equipe
• Institucionalizar a formação
GESTÃO DE RECURSOSCapacidade de gerenciar os recursos financeiros, humanos e materiais da rede, com foco na aprendizagem.• Controlar o patrimônio
• Planejar o orçamento
• Captar recursos
• Estruturar a equipe técnica
• Usar estrategicamente os recursos
• Estruturar os recursos humanos das escolas
• Favorecer a transparência no uso dos recursos