A primeira roda de conversa da Oficina de pactuação do PVE 2019 reuniu as convidadas Anna Penido, diretora do Instituto Inspirare e participante do comitê técnico do PVE e Tereza Perez, presidente da comunidade educativa CEDAC, com mediação de Anna Christina Nascimento, coordenadora de educação do Instituto Votorantim. A temática proposta foi “O PVE como alavanca dos desafios educacionais”. As duas convidadas prepararam apresentações sobre mobilização social e intersetorialidade e aprendizagem brasileira, respectivamente.

 

Na primeira fala, Anna salientou a importância da mobilização social para o desenvolvimento da educação e resgatou a noção de coletividade na atualidade. “Nunca foi tão necessário resgatar a ideia de que precisamos da tribo toda para educar nossas crianças. Em épocas de arrocho orçamentário, a sociedade precisa ajudar, porque a escola não vai dar conta”, acredita.

 

Da esq para a dir, Anna Penido (Instituto Inspirare), Anna Christina Nascimento (Instituto Votorantim) e Tereza Perez (CEDAC)

 

 

Já a representante do CEDAC, Tereza Perez, apresentou dados sobre aprendizagem baseados em indicadores nacionais e estabeleceu relação com gráfico sobre a valorização dos professores, que mostra uma fotografia pouco positiva do país. Na sequência, abordou a importância da formação dos professores, com destaque à formação continuada de qualidade. Para garantir isso, pediu aos secretários que envolvam os demais agentes políticos do município – prefeito e vereadores – para sensibilizá-los sobre a importância de qualificar o corpo docente da rede de ensino, o que gerou repercussão entre o público. Também falou da importância de os professores serem reconhecidos como profissionais.

 

Ao término das apresentações, foram chamadas ao palco a secretária e educação de São Gonçalo do Abaeté (GO), Fabíola Porto, e a mobilizadora da Citrosuco, Margareth Ribeiro. Elas compartilharam as experiências de quem atua no PVE e elaboraram uma comparação entre o que foi discutido em teoria e o que se encontra na prática.