No dia 21 de fevereiro, a cerimônia de premiação do Prêmio PVE 2021 apresentou as iniciativas que estão fazendo a diferença na educação pública!

 

Confira a cobertura completa do Prêmio PVE 2021 e dos eventos sobre a Educação em 2022.

 

O município de Araripina, em Pernambuco, foi o vencedor da categoria “Práticas de Ensino Remoto” com o projeto: Formação Sementeira, de mãos dadas impactando vidas na era digital.  A ideia surgiu da inquietação da região ao perceber que os docentes tinham pouco conhecimento tecnológico, o que poderia agravar a participação dos alunos nas aulas remotas e impactar o ciclo de aprendizagem. Como solução foi criada uma formação específica sobre o assunto em seis etapas que envolveu toda a comunidade escolar, além das famílias e mobilizadores. 

 

Os docentes com conhecimentos em ferramentas online repassavam aos demais todas as informações necessárias dentro de diversas plataformas como Live Work Sheets, Google Forms, Meet e Canva. Dessa forma uma grande rede foi criada e foram desenvolvidos tutoriais usados também por alunos e famílias. 

 

O município de Limeira, em São Paulo, foi o vencedor da categoria “Busca Ativa” com o projeto: Nenhum estudante para trás, desenvolvido para criar condições de aprendizagem em meio à crise. A partir do Plano Adaptativo Curricular da Secretaria Municipal de Educação, foram estabelecidas as diretrizes para a organização do trabalho pedagógico durante a suspensão das aulas visando reduzir qualquer impacto.  Para isso, a manutenção dos vínculos entre escola e famílias foi fundamental. 

 

Foram disponibilizados kits pedagógicos e de alimentação escolar, além da adoção do modelo híbrido para organização de ações e procedimentos pedagógicos com a finalidade de garantir a permanência dos estudantes nas escolas. Com base em uma estrutura que passava por recursos tecnológicos, atividades remotas impressas, propostas específicas, atividades síncronas e assíncronas e acolhimento socioemocional, as equipes criaram um monitoramento sobre a participação dos estudantes com foco naqueles que não estavam comparecendo às atividades ou apresentava desempenho abaixo do básico.

 

Uma das ações que fizeram a diferença em Limeira foi a utilização das mídias sociais nas ações de Busca Ativa Escolar com conteúdos para as famílias e articulação com as redes de proteção. No segundo semestre de 2020, os estudantes ausentes totalizaram 1.797, 7% de toda a rede municipal. Em dezembro de 2021, esse número caiu para 159 estudantes, 0,6% do total de estudantes. Para estes, estão sendo realizadas ações conjuntas entre o Conselho Tutelar, Serviço Social Educacional e a rede de proteção. 

 

Ninguém fica para trás: Manifesto pela Educação Pública em todo o país.

 

O município de Presidente Olegário, em Minas Gerais, foi o vencedor da categoria “Retorno às Atividades Presenciais” com o projeto: “Missão na arte de comunicar e mobilizar as pessoas”. A equipe criou um grupo de Whatsapp para facilitar a comunicação e organização das atividades. Com o projeto “É Hora da História”, 11 escolas do município foram visitadas com 2.185 alunos beneficiados, 100% da comunidade escolar. A ideia era abrir espaço para acolher alunos no retorno às aulas e apresentar um momento para expressar sentimentos sobre o contexto com descontração e leveza. A equipe também criou um podcast para informar a população sobre a saúde e o cronograma de vacinas. 

 

Confira: Conversas inspiradoras reúne especialistas para falar sobre Educação.

 

O município de Itapissuma, em Pernambuco, foi o vencedor na categoria “Educação Financeira” ao desenvolver trabalhos sobre o tema na 5ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de Itapissuma. A prática inovadora foi totalmente virtual com projetos como a criação de uma e-commerce para aumentar a lucratividade da agricultura familiar dos distritos de Botafogo e Engenho Ubu, direções para o consumo consciente e a tecnologia PIX, que vem mudando a forma de vender dos empreendedores de Botafogo. 

 

Para auxiliar nos desafios que a área de educação deverá enfrentar em 2022, o PVE organizou um material gratuito especial, contendo uma série de dados, pesquisas e publicações com informações sobre perspectivas, cuidados, metodologias, ferramentas, tendências e outros temas importantes para gestores e educadores no retorno às aulas presenciais.

 

Baixe agora e compartilhe com a sua comunidade!