A sigla #TBT significa, em inglês, Throwback Thursday. Em português, seria algo próximo de Quinta-feira do passado. Na internet, a hashtag #TBT é usada para sinalizar uma brincadeira que acontece sempre às quintas, nas quais os usuários postam uma imagem ou vídeo de um momento passado. Aqui no site do PVE, selecionamos alguns eventos legais que aconteceram em todo o Brasil para lhe inspirar a fazer a mudança no seu município. Confira!

 

Almirante Tamandaré (PR):

No arraial do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Reino Encantado, em conjunto com coordenação pedagógica da secretaria Municipal de Educação de Almirante Tamandaré, a festa junina serviu para desenvolver uma reflexão sobre o homem do campo e sua cultura, visando desconstruir os pré-conceitos, valorizando a sua história, os seus conhecimentos e retratando a sua diversidade sociocultural. Refletindo quanto ao modo de viver do homem do campo, muitas vezes estereotipado, sendo ridicularizados em algumas manifestações culturais como as festas juninas, nas quais ele é apresentado com roupas rasgadas e dentes estragados, sofrendo também o preconceito linguístico. Assim, é importante desconstruir essa forma e mostrar que o campo é também uma forma de sobrevivência e sustento de milhares de famílias. Além disso, é importante que os estudantes visualizem o campo e a cidade como espaços interdependentes.

 

 

Corumbá (MS):

Em Corumbá, pelo segundo ano consecutivo, livros foram distribuídos durante os festejos juninos. A ação visa incentivar o hábito da leitura entre os pequenos.

 

Pedro Canário (ES):

Em ritmo julino, aprender a soletrar nunca foi tão divertido e animado! No Arraiá do 5° ano da E.M E.F São João Batista, o aluno abria a garrafinha pet do espantalho onde as palavras estavam depositadas. Sem olhar, ele pega e entrega o papel para a professora, que lê em voz alta e o aluno soletra a palavra. Se acertar , ganha a guloseima! 

 

Xambioá (TO):

O Arraiá Xodozinho e Estrela do Sertão, que ocorreu no ginásio da Escola Municipal Dom Cornélio Chizzini, foi palco de diversas demonstrações culturais e de danças tradicionais.

 

Desculpe, não há enquetes disponíveis no momento.