Entender de onde se vem ajuda a construir novos caminhos para onde se deseja ir. O desafio de promovermos uma educação antirracista é de extrema importância para se construir uma sociedade mais justa, humana e respeitosa para todes. 

 

Uma educação antirracista garante também, a ampliação de discussões silenciadas há bastante tempo que dentro da escola ganham profundidade. Por lei, a história afro-brasileira está inserida no currículo para produzir conhecimento, valorizar os saberes locais, resgatar a autoestima e combater o racismo. 

 

Para auxiliar nesse processo, o grupo de Mobilização PVE desenvolve desde 2019 um programa especial nos municípios de Cachoeira e Maragogipe na Bahia. Uma equipe dedica-se a assessorar gestores, docentes e comunidade para a implementação, atualização e construção de instrumentos que fortalecem laços comunitários, formam cidadãos conscientes e valorizam a relação quilombo-escola por meio da história, memória e territorialidade. 

 

Nos últimos três anos, foi possível construir uma verdadeira comunidade de aprendizagens. Somente no ano de 2021, 46 pessoas foram beneficiadas com o projeto, entre eles gestores educacionais, diretores e vice-diretores, coordenadores pedagógicos e professores. Durante as formações, são abordados de forma sistemática temas como a intolerância religiosa, a violência simbólica contra os elementos da cultura afro-brasileira e as desigualdades sociorraciais. 

 

O programa evoluiu ao longo do tempo, em 2019 o momento foi de compreensão e também sensibilização da aplicabilidade da lei, como resultado o engajamento de toda a comunidade escolar foi visto nos anos seguintes a partir da implementação pedagógica dos temas e aprofundamento nas formações remotas. 

 

Mesmo com a pandemia, o município de Cachoeira, realizou parcerias com universidades e outras organizações da sociedade civil para tratar sobre o tema, não só com as comunidades quilombolas integrantes do PVEQ, mas com toda a rede de ensino. Já Maragojipe elaborou mais ações educativas por parte dos professores em sala de aula. Para o próximo ano o projeto segue nos municípios com o intuito de trazer cada vez mais informações, histórias e conhecimento para toda a comunidade.