Anna Bruschetta, coordenadora do PVE,  abre o momento que questiona “O que nos trouxe até aqui?“, convidando à reflexão sobre o PVE 2019. Palavras como “parceria“, “gestão“, “competências“, “compromisso” e “presença” acompanham a jornada do programa, ao longo dos seus 12 anos de existência.

 

Anna aproveita para retomar como o PVE funciona, com as formações presenciais e entre os quatro ciclos do ano e a teoria da mudança do programa, que visa a “melhoria da qualidade da educação” no país como principal impacto.

 

Em seguida, Anna apresenta resultados nos avanços da Matriz de Competências – ferramenta que orienta as ações de desenvolvimento e priorização das frentes de gestão e mobilização do programa. Em 2019, quatro municípios atingiram o status de “robusto”, o mais avançado da avaliação.

 

Seguindo a retomada do ano, Anna retoma números das oportunidades formativas e destaca os números da mobilização social nas redes sociais, que reúne mais de 37 mil pessoas distribuídas em 101 grupos no Facebook.