A Parceria pela Valorização da Educação (PVE) é um programa do Instituto Votorantim e das empresas investidas e parceiras da Votorantim, que, desde 2008, atua pela melhoria da educação pública brasileira. O PVE trabalha com a qualificação de práticas de gestão educacional e escolar e com a mobilização social de comunidades.

 

Evento de Pactuação

Em fevereiro de 2020, reunimos, em São Paulo (SP), os representantes dos 75 municípios participantes do PVE para refletir sobre o ano anterior e planejar um ano atribulado, com as eleições municipais e uma eventual transição de gestão governamental. 

 

E aí veio a pandemia.

No mês seguinte, todo o país parou em função da chegada do coronavírus. Escolas que recém haviam começado o ano e grupos de mobilização que se organizavam para um ano de muito trabalho deixaram de se encontrar e começaram a mobilizar também pelo virtual.

 

As formações do PVE também começaram a ser feitas via videoconferência, para que os municípios continuassem sendo acompanhados, mesmo que a distância, enquanto começávamos a viver a primeira onda de Covid-19.

 

Mesmo assim, a mobilização não parou!

 


O Coronavírus não impediu que as cidades do PVE em todo o país realizassem ações de mobilização com todo o cuidado possível. Auxiliando cidadãos em necessidade, os mobilizadores arrecadaram e distribuíram donativos e máscaras, além de criarem programações virtuais da mobilização, para que todos pudessem continuar em contato.  

 

O Coronavírus não impediu que todas as cidades do PVE Brasil afora realizassem ações de mobilização com todo o cuidado possível. Os grupos de mobilização se organizaram para apoiar famílias e estudantes por meio da distribuição de donativos, máscaras e outras ações que promoveram a prevenção contra o coronavírus, a manutenção da aprendizagem e do vínculo entre famílias e escolas.

 

Todos os municípios se empenharam e realizaram várias ações de mobilização nesse período de pandemia. Trazemos aqui alguns exemplos de trabalhos realizados pelos grupos de mobilização, que representam uma parcela de tudo que foi desenvolvido, com muita criatividade para driblar as dificuldades.

 

Em Apiúna (SC), os mobilizadores produziram vídeos e cards voltados para as famílias da comunidade, com dicas de atividades para as crianças em casa e mensagens motivacionais. O grupo de Mobilização também se aliou à rádio comunitária, usando o espaço para entrevistas com especialistas em educação, divulgação das ações de mobilização e leitura de histórias na rádio comunitária.

 

Conheça a atuação completa da cidade no grupo do facebook. 

 

Corumbá (MS) promoveu uma tele-entrega de livros, concursos culturais e transmissões mensais para contação de histórias. O grupo de mobilização da cidade já era ativo nas redes sociais antes da pandemia e, agora, com o distanciamento social, toda a rede pela educação já estava formada.

 

Conheça o grupo de Corumbá no Facebook.

 

Em Divinolândia (SP), a mobilização produziu vídeos, que foram publicados no grupo do município, para incentivar as atividades com as crianças em casa, além de promover palestras para profissionais da Educação.

 

Saiba mais no grupo de Divinolândia no Facebook.

 

 

A mobilização em Matão (SP), se consagrou ao longo dos anos nos eventos e no contato com as pessoas. Em 2020, os mobilizadores aderiram ao ambiente virtual em massa, para que as ações planejadas pudessem ser feitas com segurança remotamente.

 

Conheça o  grupo de Matão no facebook.

A cidade fluminense de Resende (RJ) produziu vários cards com dicas e ideias dos mobilizadores para divulgação nas redes da cidade, tudo coordenado pelo grupo de Mobilização.

 

Veja todos no grupo de Resende no facebook.

 

Em Presidente Olegário (MG), a Mobilização inovou ao criar uma ação de conexão entre as famílias respeitando o distanciamento social e a segurança de todos. O “com o pézinho no portão, me divirto de montão!” foi um projeto de visitas aos portões das famílias com brincadeiras e atividades lúdicas para as crianças em isolamento com a família, protegendo a saúde de todos.

 

Conheça essa e as outras ações da cidade mineira  no grupo deles no Facebook.

O Calendário das Emoções foi uma das primeiras e mais legais ações feitas pela mobilização de Juquiá (SP). O grupo de mobilização montou, com o apoio de uma psicóloga, um calendário personalizável para distribuição entre as famílias. Cada criança poderia desenhar, com uma carinha, como estava se sentindo naquele dia e, assim, desenvolver a habilidade de entrar em contato com as próprias emoções e compartilhar seus sentimentos.

 

Além disso, o grupo de Juquiá também promoveu várias transmissões no grupo do facebook.


A cidade de Brasilândia (MS) mobilizou por meio da poesia em 2020, promovendo o compartilhamento de versos para manter a motivação mesmo durante o período de isolamento social.

 

Acesse o  grupo do facebook de Brasilândia.

 

A comunidade mobilizadora de Colombo (PR) se engajou no compartilhamento dos cards do Telas Abertas e na mobilização virtual, compartilhando mensagens de conscientização e prevenção contra a Covid-19.

 

Acesse e participe do grupo do município.

 

Encontro de Mobilização: escuta, acolhimento e coragem. E muita emoção!

 

 

Em setembro, nos reunimos virtualmente para nos reencontrar e celebrar tudo o que fizemos no primeiro semestre do programa. Recebemos quase 200 pessoas em uma videoconferência, para conhecer as ações de mobilização que foram feitas em todo o país no primeiro semestre e refletir sobre o programa durante o ano. 

 

Com a presença dos convidados Claudia Costin, mentora dos secretários de Educação do PVE,  e João Alegria, do Canal Futura, tivemos contato e ouvimos os depoimentos de mobilizadores, técnicos de mobilização e formadores de todo o Brasil sobre o PVE e a educação nesse ano de pandemia. Claudio Thebas foi o Mestre de Cerimônias do encontro, conduzindo as reflexões. Também pudemos celebrar e refletimos sobre o significado da mobilização.

 

 

O fortalecimento da nossa comunidade

Vimos um fortalecimento incrível das nossas comunidades virtuais nesse ano de Mobilização. Mesmo nas cidades com desafios de conexões de internet, os grupos de mobilização se apropriaram dos grupos do Facebook para fortalecer laços a distância, além da produção de conteúdos exclusivos para cada município. Vimos lives direto das rádios comunitárias, contações de histórias e concursos culturais, todos organizados dentro desse espaço virtual que é único de cada cidade. No ano do distanciamento geográfico, vimos a distância diminuir por meio das conexões humanas firmadas nas redes sociais do PVE.

 

 

As ações de mobilização do PVE estão se fortalecendo por meio das redes sociais. Nossos grupos no Facebook contabilizam mais de 33 mil membros, enquanto no WhatsApp somos 496. As campanhas de mobilização que produzimos no Facebook alcançaram pelo menos 4 MILHÕES de pessoas! 

 

Nossa comunidade de mobilização se fortaleceu no ano de 2020:

 

 

 

O Telas Abertas como conteúdo para as famílias

 

Expandimos nossa parceria com o Canal Futura e  criamos o Telas Abertas!


Foram mais de 74 cards divulgados semanalmente nas redes sociais do PVE e disseminados entre os mobilizadores do programa para as famílias dos municípios do PVE. Os conteúdos eram divididos em três frentes: autocuidado, aprendizagem e ludicidade. 

 

Em autocuidado, vimos dicas e entrevistas com especialistas sobre como manter-se saudável durante a pandemia e praticar ações de autocuidado mesmo em distanciamento social. Os cards voltados para aprendizagem trouxeram conteúdos educativos, para auxiliar na aprendizagem remota; e, por fim, os conteúdos de ludicidade trouxeram atividades e sugestões para que as crianças possam aprender brincando em casa.

 

O Telas Abertas teve quatro personagens para apresentar os conteúdos, que representam cidadãos que tiveram suas vidas alteradas pelo isolamento social:

 

 

 

 

 

Desde o mês de outubro, folders com conteúdos e QR codes do Telas Abertas foram distribuídos em todo o Brasil, por meio de uma parceria do Instituto Votorantim com a Ultragaz e Brasilgás. Foram mais de 1 milhão de folhetos distribuídos para as famílias brasileiras durante o período de distanciamento. Mais de 4 milhões de pessoas foram atingidas com essa ação.

 

Tamo Junto e Aprendendo Sempre

Como parte dos esforços do PVE para mobilizar pela Educação nesse ano, acima de tudo, também publicamos conteúdos de instituições parceiras com a mesma missão. Divulgamos o projeto TamoJuntoSempre aqui nas redes do PVE e entre os grupos de mobilização. O site reúne conteúdos e dicas sobre como auxiliar estudantes na jornada de aprendizagem remota e retorno seguro às atividades presenciais.

 

Você também viu por aqui e nas nossas redes sociais os cards do Aprendendo Sempre. Publicamos, entre os meses de setembro e dezembro, conteúdos e informações relevantes para as famílias, auxiliando na aprendizagem remota dos filhos pequenos. Confira todos aqui. 

 

Fazemos esse trabalho porque o Instituto Votorantim faz parte da Aliança pela Educação, uma iniciativa que une fundações e instituições trabalhando pela continuidade da aprendizagem durante a crise do coronavírus. 

 

Webinar PVE

 

Para apoiar gestores e secretários de Educação durante o período pandêmico, criamos o Webinar PVE, mediado e organizado por Carolina Nunes, do Instituto Votorantim, e Carlos Sanches, consultor educacional do PVE. Foram 65 encontros durante as manhãs desse ano, entre março e dezembro, com a presença de especialistas de todo o Brasil discutindo e trazendo soluções para a adaptação à aprendizagem remota, recuperação de aprendizagem e reorganização do ano letivo, entre outros assuntos. Foram 65 edições de webinar, com 23.098 participações, de 491 municípios diferentes.

 

Confira os materiais de todas as edições.

 

As formações de apoio à gestão mudaram de forma

Os quatro ciclos presenciais de formação do PVE mudaram de endereço: de cada um dos 75 municípios para a tela do computador. As consultorias Cedac, Cenpec e Cieds continuaram apoiando diretores, coordenadores pedagógicos, secretarias de Educação e mobilizadores durante todo o ano via videoconferência, apoiando a criação de planos de contingência junto aos municípios, a regularização do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e a implementação da aprendizagem remota. 

 

As formações atenderam todos os 75 municípios e atenderam a, no total, 2.404 participantes. Considerando dados do Inep de 2019, foram quase 400 mil alunos beneficiados:

 

1.976 escolas beneficiadas

1.003 escolas participantes

386.554 alunos beneficiados

 

Oportunidades Formativas

 

Atendendo diretamente os professores, pela primeira vez, o Oportunidades Formativas reuniu cursos e percursos formativos gratuitos para quem está na linha de frente da educação brasileira em meio à pandemia. Centenas de docentes concluíram cursos e formações online gratuitamente por meio dessa parceria.

 

Cada mês, um novo tema foi abordado para instrumentalizar professores e profissionais da Educação para a atuação durante o período pandêmico. Foram eles: bem estar e propósito, inclusão digital, atividades remotas, convívio seguro e acolhimento, engajamento de estudantes, avaliação diagnóstica, recuperação de aprendizagem e ensino híbrido.

 

#FicaemCasacomPVE

 

Para as famílias, o Instituto Votorantim organizou transmissões ao vivo nos nossos grupos do facebook. A ideia era trazer informações que fossem úteis para a situação nova de distanciamento social e aprendizagem remota, com a oportunidade de fazer perguntas para os especialistas convidados. Tratamos de atividades e brincadeiras para fazer com as crianças em casa, como lidar com as emoções das crianças nesse período conturbado. 

 

 

Também lançamos a Missão PVE! Durante todo o ano, comunidades em todo o país foram desafiadas a realizar atividades em casa e publicar nos nossos grupos do Facebook. Desafios com as crianças e trabalhar a separação de resíduos em casa foram os mais populares.

 

E reconhecemos as melhores iniciativas do PVE 2020

 

No último 16 de dezembro, nos reencontramos virtualmente mais uma vez, para refletir sobre os desafios da Educação em 2020 e homenagear os municípios do programa. Com a apresentação especial de Carlinhos Brown, mais de 400 pessoas compareceram à cerimônia ao vivo. As consultorias parceiras do PVE (Cedac, Cenpec, Cieds e HardFun), Carlos Sanches e Claudia Costin também acompanharam o evento. Clique aqui para assistir na íntegra

 

16 municípios foram agraciados com o Prêmio PVE 2020. Foram três categorias de atuação: experiência de ensino, protagonismo jovem e relacionamento com famílias. Cada um dos municípios recebeu uma animação com a história do PVE naquela cidade em 2020. Clique aqui para conhecer todos os vencedores.

 

Mesmo com toda a reviravolta, 

Por mais que o ano que tivemos na Parceria pela Valorização da Educação tenha sido muito diferente do que sonhamos lá em fevereiro, no Evento de Pactuação, estamos encantados com tudo o que vimos nesse ano. Vimos mobilizadores que não desanimaram pela distância física, aprenderam a fazer lives, coordenando ações presenciais com toda a segurança possível, fazendo com que doações até de máscaras chegassem às famílias mais necessitadas nesse momento. Quem faz parte do PVE não deixou o movimento pela Educação parar nesse ano. 

 

Em 2020, acabamos antecipando uma mudança que já estava no nosso horizonte: tornar o PVE digital. Fortalecemos nossas comunidades no Facebook e auxiliamos os mobilizadores que fizeram transmissões, sorteios, enquetes e desafios online. E essa onda não deve ficar só durante a pandemia: ela é só o começo. Neste ano, vimos que a mobilização pode se organizar e realizar grandes feitos online. Para os próximos anos que virão, é o que queremos ver.

 

Por ora, queremos agradecer a todos e todas que atuaram em prol da Valorização da Educação nesse ano. Vocês são incríveis. É PVE, UHUL!