Na manhã desta quarta-feira (1º), Carlos Sanches, o especialista em gestão municipal do PVE, falou com mais de 400 pessoas em mais uma edição do Webinar PVE. O tema escolhido foi a regulamentação de ensino a distância durante a suspensão das aulas, tópico que preocupa gestores, neste momento, em todo o país. 

 

A principal recomendação de Sanches continua sendo ter o conhecimento sobre a região em que se atua, para poder prever iniciativas que sejam condizentes com a realidade das famílias atendidas pelo sistema educacional.

 

— A primeira coisa, secretário, é pensar na empatia. Saber se comunicar com a família, saber explicar para as famílias como é importante a reorganização das dinâmicas de casa. Não adianta ter tecnologia e não ter empatia com as famílias — aconselha.

 

De acordo com Sanches, a oferta de Educação a Distância só pode ser feita uma vez que todos os alunos tenham acesso. Isso não se restringe apenas à internet, uma vez que redes de televisão locais e rádios estão sendo usadas, em diversas regiões do país, para ofertar conteúdos para o Ensino Fundamental e Médio. Quando não é possível articular esse movimento, Sanches alerta:

 

— Quem não consegue ofertar para todos os alunos, terá que cumprir período letivo, carga horária e número de dias — avisa. 

 

Princípios da oferta de Educação a Distância:
— Respeito ao direito de todos e de cada um dos alunos
— Uso de recursos pedagógicos e tecnológicos necessários e compatíveis com as realidades locais
— Respeito às normas dos sistemas de ensino
— Providenciamento da validação dessas atividades, se for contar como período letivo

 

Materiais deste webinar:

– Apresentação de Carlos Sanches: clique aqui

– Assista à videoconferência completa: clique aqui

 

 

O PVE continua promovendo webinars abertos ao público para ajudar gestores durante a pandemia de Covid-19. Na quinta-feira (2), Carlos Sanches fala sobre como a nova Medida Provisória altera o período letivo de 2020. Acompanhe, ao vivo, a partir das 10h. Inscreva-se clicando aqui.