De Olho na transição é uma série de vídeos do programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE) com Carlos Sanches, consultor em gestão da educação. Elencamos quais são os principais assuntos que vocês, gestores, precisam estar atentos na transição de governo que se aproxima a partir das eleições municipais. O quarto assunto é a construção do Memorial de Gestão. Confira também todos os vídeos da série!

 

Não é à toa que depois de quatro anos de trabalho, a dica do nosso especialista Carlos Sanches é o registro de todas essas ações. Reforçando uma verdade já conhecida no serviço público, tudo precisa ser registrado. É para isso que sugerimos o uso do Memorial de Gestão da plataforma gratuita Conviva Educação.

 

O objetivo do Memorial de Gestão é facilitar a continuação de políticas públicas entre governos, mostrando o que a gestão da secretaria fez pelos seus estudantes. É importante registrar também as decisões que foram tomadas em relação à aprendizagem remota neste ano letivo, para que o próximo governo possa continuar e prover uma educação de qualidade durante os próximos anos, minimizando os impactos do período longe das salas de aula.

 

A ferramenta do Memorial de Gestão da plataforma Conviva é organizada por meio de questionários que gestores e secretários podem acessar e preencher. A sugestão de Elis Verri, coordenadora do Conviva, é dividir as áreas de atuação entre os membros da secretaria. Ao final do preenchimento, a ferramenta gera um arquivo fechado, em formato PDF, para que a história daquela gestão possa ser guardada e preservada.