Em um tempo tão cheio de incertezas, é compreensível que os familiares não tenham respostas para todas as perguntas das crianças e dos adolescentes. Não sabemos quando o período de distanciamento social deve terminar ou quando as escolas voltarão. Para ajudar a explicar esses e muitos outros questionamentos que podem vir dos pequenos, várias iniciativas estão sendo compartilhadas na internet. Confira aqui alguns:

 

Covibook
Indicado para crianças de até 7 anos

 

A psicóloga infantil Manuela Molina elaborou o livro Covibook, um guia ilustrado para que pais e familiares possam explicar às crianças a pandemia de Covid-19 de uma maneira mais fácil e lúdica. Faça o download dele aqui. O livro de Manuela foi divulgado, gratuitamente via Instagram, em 10 de março e viralizou nas redes sociais. A faixa etária indicada é para crianças de até sete anos de idade.

 

O nome da cartilha é Olá, eu sou o Coronavírus! Além de uma história pensada diretamente para ser contada às crianças, a indicação da autora é de que adultos possam imprimir o livro, pois algumas partes podem ser coloridas pelas próprias crianças. De acordo com a autora, o material já foi traduzido para 23 idiomas.

 

Carta às meninas e aos meninos em tempos de Covid-19

 

Este manifesto foi elaborado por uma equipe do Fórum Mineiro de Educação Infantil (FMEI) e é uma carta destinada às crianças que estão confusas ou até desnorteadas pela quebra na rotina. Lindamente ilustrado, a carta reforça a necessidade do distanciamento social e assegura às crianças que os adultos estão presentes para cuidá-las. Acesse aqui.

 

Orientações aos pais: como tranquilizar as crianças?

 

Focando em crianças com necessidades especiais e transtornos, a apresentação feita pela psicóloga Caroline Rigon – especializada em avaliação psicológica e em análise do comportamento aplicada ao autismo, atrasos de desenvolvimento intelectual e de linguagem – em conjunto com a equipe do Programa Comportamental Espasso, de Campo Grande (MS), tem circulado nas redes socias por trazer orientações aos pais sobre como falar com as crianças, independente da idade. A apresentação da psicóloga também reúne atividades para fazer em casa durante o período de isolamento, com a intenção de evitar ansiedade exagerada nos pequenos. Faça o download aqui.

 

 

Coronavírus: Série Pequenos Cientistas
Indicado para crianças em fase de alfabetização

 

Este pequeno livro didático, feito por professores e pesquisadores da Universidade Federal do Mato Grosso – Sinop (UFMT), deve ser lido junto com crianças que estão aprendendo a ler, mostrando as ilustrações e convidando a criança a refletir e buscar respostas para as perguntas apresentadas. Os autores prepararam uma seção, antes do conteúdo, com instruções para professores e pais sobre como envolver as crianças na leitura e na construção de conhecimento. Faça o download aqui.

 

 

A ostra e a borboleta

Mais um livro para ser lido com as crianças, A Ostra e a Borboleta foi uma história escrita pela psicóloga norte-americana Ana M. Gomez, que atua nos Estados Unidos. Nele, não há nenhuma menção sobre o Coronavírus, mas a mensagem a se passar é que nós, os seres humanos, podemos tirar uma lição do mundo animal sobre como lidar com situações difíceis. No conto, as crianças aprendem mecanismos de enfrentamento para digerir emoções negativas e situações difíceis e sem escapatórias. A autora compartilhou o livro gratuitamente em vários idiomas em seu site. Faça aqui o download em português.

 

Faça você também a sua parte para manter a educação e a cultura na sua casa durante a pandemia!

 

Desafio lançado! #missaopve01

 

Que tal capturar um momento de leitura em casa e compartilhar com a gente?
Está liberado publicar fotos de momentos de leitura para os filhos, pais, irmãos, avós… Só não vale aglomeração! Prints de videochamadas também são válidos, viu?
Vamos incentivar a leitura durante esse período de pandemia com bons exemplos!
Vamos juntos? #ficaemcasacomPVE
.
.
– Publique uma foto com o seu momento de leitura em casa utilizando a #missaopve01
– Publique nos grupos do PVE Nacional e/ou do seu município.