No Brasil e em muitos lugares do mundo essa é uma triste realidade mais comum do que a gente imagina, pois muitas crianças e adolescentes acabam sendo submetidos a tarefas que não deveriam ser atribuídas a eles.

 


Tem criança que acaba sendo obrigada a tomar conta sozinha dos irmãos mais novos, dar faxina na casa manipulando produtos de limpeza que podem ser altamente tóxicos, preparar a comida sem a supervisão de um adulto se expondo a acidentes domésticos graves, entre outras coisas que não combinam nada com a faixa etária.

 

No mês que marca o combate à exploração do trabalho infantil, vamos pensar sobre o assunto? Será que você anda repassando mais funções do que deve aos seus filhos, prejudicando a vida escolar ou privando que experimentem atividades lúdicas que são importantes para o desenvolvimento deles? Veja um vídeo especial sobre esse tema:

 

 


E se você conhece alguma criança ou adolescente que esteja vivendo essa realidade, existe um canal de denúncia que é o disque 100. Outra opção é entrar em contato com o conselho tutelar da sua cidade e relatar o que está acontecendo. Clique aqui para descobrir qual a unidade mais próxima da sua casa: 

 

E você já sabe, toda segunda, quarta e sexta aqui tem uma nova dica especial. Instituto Votorantim e Canal Futura: de portas fechadas, mas Telas Abertas.

 

 

Conheça o Telas Abertas

 

 

Estamos vivendo um momento em que a população mundial precisou se recolher nas suas casas para reduzir a proliferação da pandemia provocada pelo novo COVID-19.

 

Neste cenário de isolamento social e levando em conta os diversos desafios que as famílias estão enfrentando, o PVE e o Futura juntaram esforços para oferecer informações, conteúdos e atividades lúdicas e educacionais que apoiem familiares, estudantes e educadores a atravessar esse momento crítico.