#1 Audacity

Um dos grandes clássicos quando se fala em editor de áudio gratuito é o Audacity, que conta com versões para outros sistemas operacionais, reunindo um variado número de recursos de forma clara e bastante funcional.

 

Além do visual agradável e bem organizado, seus recursos permitem a você trabalhar em uma plataforma multifaixa. Ele tem suporte para os principais formatos de áudio da atualidade e uma extensa biblioteca baseada em FFMPEG.

 

Ele pode realizar funções básicas de edição sem exigir muito conhecimento técnico. Uma boa gama de filtros complementa a ótima experiência que você vai ter com o Audacity.

 

#2 mp3DirectCut

 

Este programa tem um propósito bem simples: edição básica de arquivos MP3 e captura de áudio. Assim, você pode gravar locuções e já aproveitar a plataforma para recortar, copiar e colar os trechos, deixando tudo organizado da maneira correta.

 

Seu principal destaque é o tamanho, pois ele é minúsculo (apenas 133 KB) e vai funcionar de modo bem discreto em sua máquina. 

 

#3 WavePad Audio Editing Software Free

 

O WavePad conta com uma versão grátis, que apresenta recursos reduzidos em relação à versão paga, mas ainda assim oferece ótimas ferramentas para a edição e manipulação de áudio. Seu visual é clássico e o programa pode capturar áudio de forma precisa e com alta qualidade.

 

A edição básica também está aqui, com opções para recortar, copiar e colar trechos de música. Se quiser “limpar” a sua faixa, há um menu específico para tal, com redução de ruído e muito mais.

 

#4 WaveShop

 

Mais uma opção bastante básica para Windows, o WaveShop trabalha com vários módulos flutuantes dentro de uma tela única. Ele conta com os recursos tradicionais para a manipulação de um arquivo de áudio, como recortar, colar e copiar. Além disso, o programa suporta plugins para incrementar as suas edições.

 

Gerador de áudio, recursos automáticos e suporte à múltiplas faixas são algumas das demais ferramentas disponíveis neste aplicativo. O visual do WaveShop colabora muito com a sua utilização, pois é simples e funciona muito bem.

 

#5 Gravador de Voz Hi-Q MP3 

 

Além da quantidade de recursos disponíveis, e diferencia dos demais pela alta qualidade na captação do áudio em 44 kHz. O aplicativo tem um dispositivo que envia automaticamente os registros para o Dropbox ou Google Drive. 

 

#6 Audio Recorder & Editor 

 

Grava áudios em alta qualidade e permite edições simples também como redução, ampliação, conversão em arquivos de áudio, etc. Se diferencia dos demais aplicativos por ser o único que permite retroceder durante a gravação. 

 

Com informações de CanalTech e TecMundo