Dentre as várias particularidades dentro da área da educação, a gestão de escolar é uma das principais. Diferente do que se pode pensar, gestão escolar e administração escolar são diferentes. Enquanto a administração visa organizar os recursos da escola, a gestão trabalha para que esses recursos sejam usados da melhor forma, garantindo qualidade no ensino e desenvolvimento dos alunos. Dessa forma, o planejamento e a organização se tornam fatores essenciais para o sucesso do processo pedagógico. Definir um plano de ação pensando em metas e possíveis desafios para o ano letivo pode ser muito benéfico dentro do ambiente acadêmico. 

No mais, existem 7 pilares para a gestão escolar. São eles:

Gestão pedagógica: estritamente ligado com a entrega final da organização, visa administrar tudo aquilo que está diretamente relacionado ao ensino dos alunos.

Gestão administrativa: organiza e otimiza os recursos materiais e financeiros da escola. 

Gestão financeira: tem como objetivo gerir as receitas, custos, investimento e outras questões burocráticas.

Gestão de recursos humanos: tem como dever cuidar dos alunos, professores e outros funcionários.

Gestão da comunicação: cuida da comunicação interna e externa da escola.

Gestão do tempo: deve organizar para que todos os setores consigam realizar todas as suas entregas com qualidade. 

O Objetivo é sempre que todos os pilares sejam trabalhados para que a entrega final, o desenvolvimento e aprendizado dos alunos, seja excelente. 

Por fim, a gestão escolar pode ser feita de maneira participativa. Isso acontece quando as decisões são tomadas pelo conselho escolar que é composto por alunos, pais, professores, administradores e outros funcionários. Dessa forma, criar e manter a organização da escola se torna uma tarefa partilhada por toda a comunidade.