Vem aí mais uma edição do Prêmio PVE e, dessa vez, para falar sobre um assunto bastante quente nas escolas: a inovação. Com o tema “Inovar hoje para transformar o amanhã”, a premiação deste ano terá como foco reconhecer os munícipios parceiros do PVE que estão contribuindo para melhorar o processo de ensino/aprendizagem nas salas de aula. As inscrições vão até dia 09 de junho.

 

Em sua sexta edição, o Prêmio PVE contemplará municípios com as melhores práticas inovadoras em três categorias diferentes:

 

  1. GESTÃO EDUCACIONAL. Nesta categoria, o foco é dedicado ao reconhecimento de ideias de ensino inovadoras e que contribuíram para recompor o aprendizado dos estudantes no retorno presencial às escolas. Para participar, o município deve relatar práticas e políticas de gestão educacional implementadas na rede em 2022, especialmente relacionadas a Recomposição Curricular e/ou de Aprendizagens

– Quem participa?  Frente de Gestão Educacional no PVE – Âmbito orientado para o reconhecimento de Secretário(a) Municipal de Educação e técnicos(as) das Secretarias Municipais de Educação;

Importante: O relato da prática deverá ser realizado por um membro da Secretaria Municipal de Educação com a validação (a) do Secretário(a).

 

– Importante: O relato da prática deverá ser realizado por um membro da Secretaria Municipal de Educação com a validação (a) do Secretário(a).

 

  1. GESTÃO ESCOLAR. O objetivo é reconhecer e relatar práticas de gestão escolar implementadas para evitar abandono escolar e/ou recomposição curricular ou de aprendizagens e/ou ações de acolhimento para melhoria do clima escolar.

 

Quem participa? Frente de Gestão Escolar no PVE – Âmbito orientado para o reconhecimento de duplas gestoras das escolas participantes no programa PVE. (direção e coordenação pedagógica).

 

– Importante: O relato da prática deverá ser realizado por um membro da dupla gestora da escola com a validação (a) do Secretário(a). O relato deverá conter nome da prática, objetivo, resultados e meios de comprovação. Veja abaixo o link para inserir as práticas.

 

  1. MOBILIZAÇÃO SOCIAL. Esta categoria avaliará iniciativas de planejamento de coalizão ou de ações implementadas na frente de mobilização social nos municípios parceiros do PVE e que estejam associadas às temáticas de busca da equidade e/ou busca ativa, recomposição de aprendizagens, articulação intersetorial e/ou aproximação família-escola;

 

– Quem participa: Frente de Mobilização no PVE – Âmbito orientado para o reconhecimento de Técnicos Mobilizadores das Secretarias que atuam na frente de mobilização no programa PVE.

 

– Importante: O relato da prática deverá ser realizado pelo(a) técnico(a) da secretaria em parceria com o(a) mobilizador(a) da investida.

 

Avaliação PVE

Serão considerados o desempenho de duas frentes de atuação: a Gestão Educacional, a Gestão Escolar. Enquanto a Gestão Educacional contempla o exercício do Secretário(a) Municipal de Educação e técnicos(as) das Secretarias Municipais de Educação, a Gestão Escolar se refere ao conjunto de escolas municipais participantes do programa PVE. Aqui, a recompensa é para diretores(as) e coordenadores(as) pedagógicos das escolas da Rede Municipal.

 

Consultoria PVE

O PVE também irá oferecer uma consultoria para criação de um Espaço Maker no município ou escola ganhadora, com oficina presencial ministrada por especialista na área

 

Quem pode participar?

Municípios PVE – Com iniciativas realizadas em 2022.

 

Inscrições

Clique no link para formulário de inscrição: Formulário de Inscrição

Baixe o regulamento aqui

Evento de Premiação

A data do evento será divulgada em breve.