Vem aí a 3ª edição do Prêmio PVE – “Inovar hoje para transformar o amanhã”, a premiação deste ano terá como foco reconhecer os munícipios parceiros do Programa que “Promovam a equidade nas redes municipais de educação”, considerando como recortes:

  • Equidade étnico racial;
  • Equidade gênero;
  • Inclusão e permanência de estudantes com deficiência;

As inscrições iniciam em 21 de novembro de 2023 e  vão até dia 15 de dezembro 2023

 

A 3ª edição do Prêmio PVE – ““Inovar hoje para transformar o amanhã”, contemplará municípios com as melhores práticas em três categorias diferentes:

 

  1. GESTÃO EDUCACIONAL: Reconhecimento de práticas implementadas pela Secretaria Municipal de Educação para toda rede municipal de ensino que promoveram a equidade no acesso, permanência e/ou aprendizagem de estudantes. Para participar, o município deve relatar práticas e/ou políticas de gestão educacional implementadas em 2023.

– Quem participa?  Frente de Gestão Educacional no PVE –Secretário(a) Municipal de Educação e equipe da  Secretaria Municipal de Educação; 

 

– Importante: O relato da prática deverá ser realizado por uma pessoa da Secretaria Municipal de Educação com a validação (a) do Secretário(a). 

 

  1. GESTÃO ESCOLAR. Reconhecer práticas implementadas pela Gestão escolar que promoveram a equidade no acesso, permanência e/ou aprendizagem de estudantes na escola. Para participar, a dupla gestora da escola deve relatar práticas de gestão escolar implementadas em 2023.

 

– Quem participa? Frente de Gestão Escolar no PVE – Dupla gestora da escola participante no programa PVE (direção e coordenação pedagógica). 

 

– Importante: O relato da prática deverá ser realizado por uma pessoa da dupla gestora da escola com a validação  do(a) Secretário(a).   

 

MOBILIZAÇÃO SOCIAL.  Reconhecer práticas implementadas pelos participantes da frente de Mobilização que promoveram a equidade no acesso, permanência e/ou aprendizagem de estudantes do município em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e escolas.  Para participar, as pessoas envolvidas com a frente de MOB devem relatar práticas implementadas em 2023.  

 

– Quem participa: Frente de Mobilização no PVE –Técnicos Mobilizadores das Secretarias que atuam na frente de mobilização no programa PVE. 

 

– Importante: O relato da prática deverá ser realizado pelo(a) técnico(a) da secretaria em parceria com o(a) mobilizador(a) da empresa do portfólio Votorantim nos municípios em que há a presença desta pessoa. 

 

 

2.1 Tipos de práticas/ ações: 

 

As práticas podem ser por meio de ações que: 

  • Promoveram adequação na estrutura física e/ou;
  • De ações metodológicas e/ou;
  • Sensitivas/vivenciais.

 

 

 

Avaliação PVE

Serão considerados o desempenho das três frentes de atuação: a Gestão Educacional, a Gestão Escolar e Mobilização. Enquanto a Gestão Educacional contempla o exercício do Secretário(a) Municipal de Educação e técnicos(as) das Secretarias Municipais de Educação, a Gestão Escolar se refere ao conjunto de escolas municipais participantes do programa PVE. Representadas pela direção e coordenação pedagógicas das escolas da Rede Municipal. E para a frente de MOB, referencias são gestor/a local, e representante MOB da Secretaria.

 

Consultoria PVE

O PVE também irá oferecer uma consultoria para criação de um Espaço Maker no município ou escola ganhadora, com oficina presencial ministrada por especialista na área.

 

Quem pode participar?

Municípios PVE – Com iniciativas realizadas em 2023.

 

Inscrições

Clique no link para formulário de inscrição: Formulário de Inscrição

Baixe o regulamento: Regulamento Premio 2023

Evento de Premiação

A data do evento será divulgada em breve.