“Seria muito ruim para todos se dissermos que a escola continua igual, só que de casa. Não é igual”, relembra o psicanalista Christian Dunker

 

Todos nós estamos com medo, angústia e ansiedade durante a pandemia de Covid-19, certo? E isso não é diferente quando se trata dos alunos e dos profissionais da Educação. Foi sobre isso que o psicanalista Christian Dunker falou ao público do PVE na manhã desta quarta-feira (29). 

 

— Todos nós perdemos a nossa escola. Tivemos que nos ajustar, dar alguns passos a frente, para alguns de uma forma muito rápida, para outros, ainda estão vendo que isso vai acontecer — pontua.

 

Com essa quebra repentina que é mais claramente vista nos adultos, crianças e adolescentes também perdem o espaço de convívio com os colegas e professores, a liberdade de sair da casa. 

 

— A ideia de ficar confinado em um lugar, subjetivamente, é interpretada como uma punição. Castigos infantis deixam a criança sem sair do quarto, adultos que cometem crimes ficam na cadeia. Vamos pensar que é uma punição com a gente. As crianças reagem a isso no momento em que precisamos viver um luto sobre aquelas experiências que não estão sendo vividas — analisa Christian.

 

Primeiramente, o psicanalista afirma, é preciso diminuir os ideais de realização. Não teremos a mesma escola em versão online, não será um ano como todos os outros e não há normalidade neste período.

 

— Vamos fazer um suplemento, não um complemento. Seria muito ruim para todos se dissermos que a escola continua igual, só que de casa, com a mãe ajudando. Não é igual. Para que a gente faça o luto, é preciso que duas coisas aconteçam: reconhecer o que foi perdido e reposicionar o que vem em outro lugar. Por exemplo, É como se uma criança que tivesse um gato da estimação, que morre. Os pais, desesperados, compram outro. Não parece que há algo de errado? Então. Vai ser a mesma coisa? Não, não vai ser — reflete.

 

Para ajudar pais e educadores a passar por esse processo de luto, Christian orienta que adultos auxiliem as crianças as passar pelo processo de luto pelas perdas.

 

— Vamos fazer um intervalo em que duas coisas vão acontecendo: deixamos o que perdemos, reconhecendo o que era feito, e quando a gente perde, começamos a apreciar melhor o valor do que a gente tinha. É o momento de fazer isso e propor atividades que sejam um ganho produtivo, pedagógico, mas também uma lembrança de como era a escola, como você desenha ela, como você narra ela? Como você faz aquilo que foi perdido existir nas nossas lembranças e coração? — sugere.

 

 

Materiais deste webinar:

— Assista à videoconferência completa: clique aqui

 

O PVE continua promovendo webinars abertos ao público para ajudar gestores durante a pandemia de Covid-19. Na quinta-feira (30), Jeam Adriano Rogoni retorna com a reorganização orçamentária da Educação para o fechamento do ciclo de gestão. Acompanhe, ao vivo, a partir das 10h. Inscreva-se neste webinar e confira a programação da semana aqui.