“Para que a gente possa fazer bons planejamentos, a gente precisa ter em mãos bons diagnósticos”, alerta Nelson Gimenes, da Fundação Carlos Chagas

 

Quando falamos de indicadores educacionais, o assunto parece complexo para quem é de fora, mas Nelson Gimenes, pesquisador da Fundação Carlos Chagas e professor da PUC-SP, desmistificou o tema na manhã desta sexta-feira (15) no Webinar PVE. Em um momento tão delicado, a necessidade de planejamento para toda e qualquer ação educacional é essencial. 

 

— Para que a gente possa fazer bons planejamentos que consigam abranger o maior número de estudantes com cada vez mais qualidade, a gente precisa ter em mãos bons diagnósticos para a produção de bom juízo de valor e boas tomadas de decisão à respeito daquilo que é mais urgente e necessário — recomenda o especialista.

 

Para essas decisões, gestores precisam estar munidos de informações sobre o contexto em que se inserem. É a partir daí que Nelson faz uma provocação: quais informações estão disponíveis e são importantes para o planejamento e desenvolvimento de ações, projetos e políticas educacionais? Onde essas informações podem ser encontradas? Pense na analogia do avião e se coloque no lugar de um piloto.

 

— Embora um indicador mostre se o combustível do avião está cheio, outros indicadores também são importantes para que eu possa pilotar essa aeronave. Preciso olhar para o tanque, para a pressão das turbinas, olhando um conjunto de indicadores para poder tomar uma boa decisão — conta.

 

A dica do especialista é que secretários e gestores possam estar cientes dos indicadores locais para projetos com sucesso nos próximos passos contra a pandemia de Covid-19. Ideb, Censo Escolar, QEdu, Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) podem ser boas fontes sobre o contexto de cada município, ajudando a ter visibilidade das necessidades e vulnerabilidades. 

 

 

 

 

— Devemos olhar para os indicadores assim como um piloto de avião olha para o seu painel, para tomar decisões sobre o que deve fazer naquele momento — aconselha Nelson.

 

Exemplos de indicadores importantes a considerar na tomada de decisões:

— Esforço docente

— Computadores e uso de internet

— Média de alunos por turma

— Rendimento Escolar

 

 

Materiais deste webinar:

— Assista à videoconferência completa: clique aqui

— Apresentação de Nelson Gimenes: clique aqui

 

O PVE continua promovendo webinars abertos ao público para ajudar gestores durante a pandemia de Covid-19. Na segunda-feira (18), Carlos Sanches recebe Maria Cecília Amêndola da Motta, Secretária de Educação do Mato Grosso do Sul e Presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), para falar sobre a importância das ações conjuntas entre estados e municípios durante e pós-pandemia. Acompanhe, ao vivo, a partir das 10h.  Inscreva-se neste webinar e confira a programação da semana aqui.