Almirante Tamandaré (PR) e Caçu (GO), duas realidades e uma mesma lição: trabalho em conjunto

 

Nesta quinta-feira, o Webinar PVE recebeu os secretários de Educação de Almirante Tamandaré, na região metropolitana de Curitiba, no Paraná, e Caçu, no interior de Goiás, Jucie Parreira e Cléria Guimarães respectivamente.

 

Apesar das diferenças entre os números de habitante, o tamanho dos municípios e tamanho das redes municipais de ensino, ambos passaram uma mensagem em comum: a importância de se trabalhar em conjunto.

 

Abraçando a diversidade

 

Almirante Tamandaré – município 118.623 habitantes, segundo IBGE – vem adotando nos últimos anos a estratégia de dividir o município em territórios; até 2019 eram cinco e em 2020 um sexto foi criado. A intenção com isso é agregar bairros que estejam próximos geograficamente e que também partilham das mesma dificuldades e contextos, e com isso articular serviços como assistência social e segurança, tendo como pólos as 54 unidades educacionais da rede municipal de ensino.

 

– É nas escolas que os problemas da cidade aparecem primeiro; se morre alguém, se falta água no bairro, é na escola que isso vai aparecer nas primeiras horas da manhã. É muito importante que o gestor público esteja em contato constante com estas realidades e problemas – comenta Jucie Parreira, secretário de Educação.

 

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A divisão do município em “territórios de saberes” viabilizou também uma gestão mais democrática, afirma o secretário. Representantes escolhidos por cada território para tomada de decisões e construção do calendário escolar, por exemplo.

 

Para Jucie é dever de todos educar as crianças, e com base nisso a aproximação das famílias e comunidades com as escolas vem gerando frutos importantes, como a queda em índices de violência.

 

Durante o período de pandemia, em que as aulas estão suspensas, a aposta da secretaria para manter o vínculo com as famílias e estudantes está nas redes sociais. Com apenas 60% dos alunos com algum tipo de conexão com a internet, segundo mapeamento das escolas, é por meio da hashtag #brincandoeaprendendonaquarentena para subsidiar as famílias com atividades para serem desenvolvidas com as crianças em casa. E também pelas redes sociais que a secretaria convida os pais a participarem de lives no Facebook às terças-feiras às 20h.

 

Bem pertinho dos estudantes

 

Em Caçu, município com 10.892, segundo dados do IBGE de 2007, no interior de Goiás, usa o fato de ser uma cidade pequena a seu favor. Com uma rede xx escolas, a secretária de Educação Cléria Guimarães enumera como pontos positivos conseguir acompanhar os problemas de cada escola e de os professores conhecerem a realidade de todos os seus alunos, por exemplo.

 

– A parceria com os gestores, coordenadores e professores é importante sempre, não só durante a pandemia – afirma Cléria ao ressaltar a importância em se trabalhar em sintonia entre todos, com alinhamento entre todas as escolas e foco no trabalho de gestão no melhor resultado de aprendizagem.

 

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As aulas em Goiás estão suspensas desde o dia 16 de março, e o ensino a distância foi normatizado pelo Conselho Estadual de Educação no dia 20 do mesmo mês. A partir destas resoluções em âmbito estadual, a rede municipal seguiu as mesmas orientações na semana seguinte.

 

Para isso, os professores criaram grupos no WhatsApp para enviar atividades escolares às crianças. Os poucos alunos que não têm acesso à internet recebem atividades impressas nas suas casas.

 

– Uma das vantagens de ser uma cidade pequena é de que os professores conhecem de perto a realidade dos alunos – comenta Cléria.

 

Materiais deste webinar:

— Assista à videoconferência completa: clique aqui

 

O PVE continua promovendo webinars abertos ao público para ajudar gestores durante a pandemia de Covid-19. Na sexta-feira (22), Carlos Sanches recebe Jean Rafael Tomceac, coordenador de educação do CIEB, para falar sobre a emergência de competências digitais e a autoavaliação de professores. Acompanhe, ao vivo, a partir das 10h.  Inscreva-se neste webinar e confira a programação da semana aqui.