Os participantes da oficina de pactuação foram recebidos, neste primeiro dia, com as boas-vindas do diretor-presidente do Instituto, Cloves Carvalho, e da vice-presidente do Instituto, Ana Helena Vicintin. A programação especial segue até quinta-feira (21).

 

A palestra de abertura foi de Daniel Barros, autor do livro País mal educado: Por que se aprende tão pouco nas escolas brasileiras?. A fala foi marcada pela dinâmica realizada pelo escritor, que fez a seguinte pergunta: quais são os principais objetivos da gestão de que fazem parte na Secretaria Municipal de Educação das suas cidades? O público foi convidado e responder naquele momento e os resultados formaram uma nuvem de palavras, com destaques em “qualidade”, “aprendizados” e “alfabetização”.

 

Em discurso para os participantes da oficina, o diretor-presidente do Instituto Votorantim, Cloves Carvalho, reafirmou a missão do PVE nesta edição: “O PVE quer ouvir os municípios, adaptar as ações à realidade local e customizar soluções”. Em sequência, o gerente-geral do Instituto Votorantim, Rafael Gioielli, destacou o que o objetivo do evento é pensar em educação, em boas práticas e desafios.

 

Também entre as novidades desta edição do PVE, a mudança de nome: de Parceria Votorantim pela Educação para Parceria pela Valorização da Educação. O motivo foi explicado pela coordenadora de educação do Instituto, Anna Christina Nascimento: “A mudança do nome deixa claro qual é o propósito das empresas da Votorantim – valorizar a educação no país”.

 

A coordenadora também explicou a Teoria das Mudanças, que rege a atuação do PVE, e as competências que serão desenvolvidas ao longo do ano. São elas: as capacidades pessoais referentes a “Conhecimento sobre educação” e “Atitude e disposição para agir” e, de maneira coletiva, as competências “Estrutura de uma rede social pela educação”, “Vitalidade de uma rede social pela educação” e “Abrangência da rede social pela educação”.

 

Anna Christina ressaltou que, neste ano, o problema educacional será priorizado pelo município, diferente do que aconteceu nos anos anteriores. Finalizando a fala, a coordenadora apresentou o panorama da parceria em 2019, com os ciclos formativos do PVE 2019. Para a primeira roda de conversa do evento, Anna Christina mediou o encontro entre  as convidadas Anna Penido, diretora do Instituto Inspirare e participante do comitê técnico do PVE e Tereza Perez, presidente da comunidade educativa CEDAC. A temática proposta foi “O PVE como alavanca dos desafios educacionais”. As duas convidadas prepararam apresentações sobre mobilização social e intersetorialidade e aprendizagem brasileira, respectivamente.

 

Na primeira fala, Anna salientou a importância da mobilização social para o desenvolvimento da educação e resgatou a noção de coletividade na atualidade. “Nunca foi tão necessário resgatar a ideia de que precisamos da tribo toda para educar nossas crianças. Em épocas de arrocho orçamentário, a sociedade precisa ajudar, porque a escola não vai dar conta”, acredita.

 

Já a representante do CEDAC, Tereza Perez, apresentou dados sobre aprendizagem baseados em indicadores nacionais e estabeleceu relação com gráfico sobre a valorização dos professores, que mostra uma fotografia pouco positiva do país. Na sequência, abordou a importância da formação dos professores, com destaque à formação continuada de qualidade. Para garantir isso, pediu aos secretários que envolvam os demais agentes políticos do município – prefeito e vereadores – para sensibilizá-los sobre a importância de qualificar o corpo docente da rede de ensino, o que gerou repercussão entre o público. Também falou da importância de os professores serem reconhecidos como profissionais.

 

Durante a tarde, os mobilizadores, formadores, escolas e municípios que se destacaram no ano de 2018 receberam, na tarde desta segunda-feira (19), o Prêmio PVE 2018. Confira aqui a relação completa de vencedores.

 

A oficina Avaliação de impacto do PVE e os resultados do IDEB se propôs a analisar os dados e a eficácia do PVE em edições anteriores – e seus reflexos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

 

Para encerrar os debates do primeiro dia, a roda de conversa Outras oportunidades formativas do PVE e sua contribuição para a melhoria da Educação, com Rafael Gioielli, gerente-geral do Instituto Votorantim, Ilza Rodrigues Realli, secretária de Educação de Aracruz/ES e Fabiana de Felicio, da Metais Sociais, debateu as possibilidades de formação para a comunidade escolar envolvida na Parceria pela Valorização da Educação.

 

Nesses três dias, a oficina deve informar secretários municipais de educação, técnicos das secretarias, gestoras e mobilizadores das empresas investidas pela Votorantim, além de formadores e demais parceiros da iniciativa. As próximas palestras devem se aprofundar nos detalhes da implantação do PVE 2019 e provocar reflexão sobre os resultados do ano anterior.

 

O Programa pela Valorização da Educação entra em sua 11ª edição presente em mais de 100 municípios brasileiros, em 17 estados. Passados 10 anos de PVE, nesta edição, a parceria reforça o compromisso com a valorização da Educação brasileira. A iniciativa é do Instituto Votorantim e da gestora de portfólio Votorantim.