O PVE pediu e a comunidade atendeu. Sabemos o quanto a pandemia interferiu no ambiente escolar. De um dia para outro, docentes se viram com a incumbência de realizar aulas remotas e transformar, por consequência, o seu ensino. 

Queremos homenagear esses profissionais que não esmoreceram e estimularam seus alunos a superar este período e dar continuidade ao aprendizado, apesar das condições adversas. 

Que esse conjunto de relatos chegue aos professores em forma de um abraço bem apertado, apesar de virtual, e que possa transmitir o sentimento do acolhimento e do reconhecimento de alunos e seus familiares.

Até agora, recebemos 55 histórias de professores pelo facebook e grupos do PVE que deixaram lindas homenagens, reconhecimentos e memórias.

Do professor que inspirou o aluno a se tornar, também, um educador, aos familiares que abraçaram a causa junto e hoje reconhecem a importância dessa atuação.

O envolvimento é bem maior do que apenas o período de aula em sala. Ao contrário, o aprendizado se estende a todas as áreas e o professor desempenha um papel essencial em um momento decisivo na vida das crianças. 

Está sendo muito inspirador ver adultos comentando que lembravam de suas profes dos primeiros anos escolares.

É muito emocionante ver relatos como o deste bilhete. Essas palavras cheias de carinho foram da mãe do Davy, a Fernanda Souza, de Itaú de Minas, em Minas Gerais.

Com certeza a professora Neiva vai lembrar desse bilhete quando precisar de paciência. A motivação que vem do reconhecimento impulsiona o educador a ser cada vez melhor.

De Lagoa Grande, também em Minas Gerais, o agradecimento veio da Lívia Coelho, mãe da Lavínia que tem apenas 4 anos e já enfrentou um dos maiores desafios para a educação até hoje: uma pandemia.

diadosprofessoresminasgerais

Quem vê o sorriso sincero da Lavínia nem imagina o quanto foi preciso de envolvimento tanto da sua família, quanto das profes, para manter um ensino de qualidade e continuar dando todas as condições para que ela viva mais experiências assim, alegres, seja remotamente ou dentro da escola. Confira o relato da sua mãe abaixo:

A pandemia chegou mudando nossas vidas. Mudou nossa rotina e nosso modo de ver e conviver com as pessoas, principalmente nossa família. Ficamos mais próximos. Tudo foi afetado, vida social, trabalho e principalmente a educação. Virou um verdadeiro desafio para as escolas, para os pais e para as crianças esse processo de aprendizagem. Mas nossas escolas não deixaram a desejar. Com todo o carinho e dedicação conseguiram fazer com que nossas crianças não perdessem o ano e ficassem sem aprender. Só tenho a agradecer ao Cemei Carminda Conceição da Silva, em Lagoa Grande, a toda equipe do corpo estudantil e principalmente às professoras Delza Rodrigues, que acompanhou a Lavínia no ano de 2020 e a Eliane Cândida, que acompanhou remotamente e agora no presencial. Minha filha não ficou sem assistência nessa pandemia. Foi um desafio muito grande pra mim como mãe tentar manter o nível de aprendizagem. Mas com a ajuda das tias, nós conseguimos. Então, obrigada tias por toda a dedicação e carinho. Feliz dia dos professores. Parabéns nossos verdadeiros heróis. Lívia Neves da Silva Coelho, mãe da Lavínia, 4 anos, da Cemei Carminda Conceição da Silva, em Lagoa Grande

 

Essa atuação em conjunto com a família da Lavínia foi essencial para que esse desafio fosse cumprido com sucesso. Parabéns à mamãe, também, que teve sensibilidade para proporcionar esse vínculo tão especial entre o ambiente escolar e familiar.

 

diadosprofessorestestemunho

 

O esforço das professoras Suelen Fernanda e Gisele Meira, de Itaperuçu, no Paraná, não passou despercebido. O caso narrado pelo Adimir Artigas é tocante, pois lembra a lacuna e a desigualdade de condições necessárias para a aprendizagem.

Pra quem ama o que faz, levar o ensino para regiões rurais e não deixar de dedicar seu tempo em um momento tão importante, que é a alfabetização de uma criança, dá o verdadeiro tom para o professor nos tempos de hoje. Esta é a ponte que importa. E nós, do PVE, respeitamos e admiramos isso.

Educação em movimento, ninguém fica para trás!