Na primeira semana de julho, representantes dos municípios vencedores do Prêmio PVE de 2018 estiveram em São Paulo (SP) para realizar atividades de formação. Além do troféu, entregue em fevereiro, a viagem e as atividades também são um reconhecimento ao trabalho desenvolvido em Jacareí (SP), Miracatu (SP), Santa Isabel (SP), Salesópolis (SP) e Tremembé (SP) durante 2018. Saiba como foi a semana! 

 

 

Segunda-feira, 1º de julho:

 

No primeiro dia, o grupo participou de um workshop na sede do Instituto Votorantim.

 

Terça-feira, 2 de julho:

 

Na manhã de terça-feira (2), o grupo visitou a Escola Amorim Lima para conhecer a estrutura e metodologia. A visita foi comandada por duas estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental, que apresentaram toda o local.

No final da visita, aconteceu uma roda de conversa com a diretora, que contou brevemente como as mudanças foram feitas internamente e os ótimos resultados que estão colhendo, como a mudança positiva no engajamento e comportamento tanto dos alunos quanto dos próprios pais e também, da comunidade.

– Escola é o lugar das diferenças e diversidades. Acreditamos que a cidadania faz toda a diferença – disse a diretora.

Após o almoço, o grupo foi ao Instituto Baccarelli, onde teve a oportunidade de assistir algumas aulas de alunos de diferentes idades e ver de perto a diferença que a música tem na vida das pessoas.

Quarta e quinta-feira, 3 e 4 de julho:

O grupo foi dividido de acordo com as categorias em que os municípios foram vencedores. A turma que representa as frentes de Gestão Escolar – Jacareí (SP) e Miracatu (SP) – e Gestão Educacional – Santa Isabel (SP)– participaram de formações na Oficina Municipal.

 

Na quarta, a discussão foi sobre a BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Na quinta-feira, falaram sobre PPP (Projeto Político Pedagógico) de manhã, e durante a tarde, sobre a inclusão da pessoa com deficiência.

 

Os vencedores da categoria Mobilização Social – Salesópolis (SP) e Tremembé (SP) – participaram do curso Salutar, na Vila Isabel. Na quarta foi abordado o tema de processo decisório e as fases do desenvolvimento de grupo e na quinta-feira discutiram sobre o processo de transformação e resistências à mudanças.

 

Sexta-feira, 5 de julho:

 

Na sexta-feira (5), última dia de visita, a turma pode aproveitar algumas das atrações da capital paulista. No período da manhã eles visitaram a Livraria Cultura, e durante a tarde passearam na Pinacoteca do Estado de São Paulo e no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP). A visita foi encerrada com um jantar no restaurante Vista, localizado no topo do prédio do Museu de Arte Contemporânea (MAC).