Depois da semana formativa, tivemos a oportunidade de ter um dia livre e o grupo reservou a agenda para conhecer a capital da Estônia, Tallinn, no sábado, dia 7. Saímos às 6h do hotel para pegar o primeiro ferry às 7h30, assim teríamos bastante tempo para aproveitar o dia. O navio, que atravessa o Golfo da Finlândia, tem diversos restaurantes, cafeterias, mercados e até free shop. É possível comprar uma cabine ou viajar nos sofás e cadeiras dispostos no navio. É muito comum o fluxo de moradores de Helsinki para Tallinn. Eles vão ao país para comprar bebidas alcoólicas, porque existem diversas taxas e regras para o comércio de bebidas na Finlândia, além do valor, muito mais atrativo na Estônia.

 

 

Demoramos em média duas horas no trajeto e, ao chegar, fomos direto para o Centro Histórico de Tallinn, designado como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. Ao chegar, subimos uma ruazinha de pedras e nos deparamos com a imponente Catedral de Alexandre Nevsky.

 

 

Em seguida, avistamos a sede do parlamento da Estônia, que foi ocupado ao longo dos séculos por várias potências europeias.

 

 

Partimos então para a Catedral de Saint Mary, a igreja mais antiga de Tallinn. Construída no século XIII, originalmente era católica, mas em 1561 se tornou luterana. Muitos nobres estão enterrados lá.

 

 

Andando despretensiosamente, fomos parar no Mirante Kohtuotsa, com uma vista incrível para a parte baixa da própria Cidade Velha e para a parte nova da cidade.

 

Tallinn era cercada por uma muralha defensiva e 1,7 km dela permanecem de pé. É possível visitar algumas das suas torres por dentro e caminhar pelas plataformas que as conectam. Uma das torres mais famosas é a Maiden Tower. Construída no século 14, ela abriga hoje um museu e uma cafeteria tradicional.

 

 

Fomos caminhando e tiramos muitas fotos no Danish King´s Garden. Lá vimos belas esculturas de monges, paredes antigas e algumas vistas muito especiais. Também tivemos a sorte de assistir a uma apresentação de dança de um grupo típico estoniano.

 

Dali, caminhamos por uma ruazinha cheia de lojinhas de artesanato e fomos até a Praça da Prefeitura, conhecida como Raekoja Plats. Lá era o principal ponto de encontro da cidade. É a área mais turística do centro histórico de Tallinn, rodeada por cafés e restaurantes “temáticos”. Almoçamos em um desses lugares, onde os funcionários estavam vestidos com trajes típicos.

 

 

Em seguida, voltamos para o Porto, pegamos o ferry de volta para Helsinque e encerramos o nosso passeio. Muito cansadas, mas também felizes!

 

Por Carolina Nunes, gestora de programas do Instituto Votorantim

 

>> Leia todas as matérias da série #PVEaBordo