Na quarta-feira (12), todos os representantes dos municípios do PVE 2020 retornaram ao Novotel Center Norte para mais um dia de Oficina de Pactuação. Enquanto, no primeiro dia, reconhecemos o cenário atual e os municípios destaque em 2019, a manhã do segundo dia foi reservada para o PVE 2020. Anna Carolina Bruschetta, coordenadora de Educação da Parceria pela Valorização da Educação, apresentou os novos rumos do programa em 2020. Em função do ano eleitoral, a programação habitual dos quatro ciclos deverá se ajustar ao período das eleições. 

 

 

Anna Bruschetta, coordenadora de Educação da Parceria pela Valorização da Educação

 

Quatro municípios receberão um modelo diferenciado de expansão em 2020, como um teste: Juquitiba (SP), Muriaé (MG), Três Marias (MG) e Xambioá (TO). O PVE está desenvolvendo, em parceria com o Cieds (Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável), um projeto de continuidade para cidades que já cumpriram o ciclo de quatro anos de programa. Mais detalhes dessa aplicação do PVE ainda serão divulgados ao longo do ano.

 

Carolina Nunes, analista de projetos sociais do Instituto Votorantim

Carolina Nunes, analista de projetos sociais do Instituto Votorantim, apresentou as Oportunidades Formativas para as equipes das secretarias municipais de Educação participantes do programa. Em 2020, Claudia Costin e Carlos Sanches continuarão apoiando municípios ao longo do programa.

 

 

Por fim, Tiago Sartori, do Conviva, trouxe dinâmicas em grupo para estimular o planejamento do ano que virá entre os participantes. Duas dinâmicas para orientar as prioridades do ano foram realizadas: o Ecociclo e a Jornada de Herói. 

A Oficina de Pactuação foi encerrada com um almoço para os participantes do segundo dia. As formações presenciais começam a partir de março nos 76 municípios que integram o programa neste ano.