Parceira do PVE de longa data, Claudia Costin falou, por videoconferência, a 400 pessoas na manhã desta terça-feira (31), em mais uma edição do  Webinar PVE. O tema da vez foi a liderança em tempos de crise e aprendizagem remota, voltado para secretários de educação. Claudia é professora visitante na Faculdade de Educação de Harvard e Diretora Geral do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da Fundação Getulio Vargas do Rio de Janeiro. Assista à videoconferência completa clicando neste link.

 

Nesse tempo de incertezas, é preciso reafirmar a autoridade dos secretários com decisões rápidas, mantendo uma liderança inspiradora e criando planos para continuar seguindo os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, das Organizações das Nações Unidas (ONU).

 

— Vocês precisam se lembrar que nós somos os presidentes dos sindicatos dos alunos. Nós os defendemos e lutamos pelos direitos deles, e essa hora não é diferente — sintetiza.

 

Claudia também orientou secretários e gestores escolares a priorizarem habilidades socioemocionais para este período de aprendizagem a distância.

 

— Quem já tem o currículo adequado ao que diz a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) já sai na frente. Priorizem esse tipo de atividade, independente do material que o aluno receber. Esqueça o currículo sofisticado, agora é a hora de aprender as habilidades básicas — aconselha.

 

Relembrando estatísticas da educação brasileira, Claudia alertou para as possíveis consequências de um período totalmente longe da aprendizagem, como o isolamento social pode se tornar.

 

— A desigualdade na educação só vai aumentar, porque as escolas particulares já tinham estruturas e ambientes virtuais para o ensino a distância, a rede pública não — alerta.

 

Dicas de Claudia para elaboração de plano pedagógico para Educação a Distância:

— Colocar no papel o que se pretende fazer, apresentar para a equipe próxima e o prefeito;
— Considerar cenários alternativos;
— Incluir ações de orientação dos pais, tarefas a serem feitas em casa (não precisa ser com uso de tecnologia), buscar ajudas de outros setores públicos e até privados e aceitar, comunicação constante com os professores, logística (cestas básicas, itens da merenda, etc);
— Adotar um currículo simplificado para essa fase;
— Preparar avaliação para quando as aulas recomeçarem e recuperação de aprendizagem, para os que ficaram para trás;
— Nas tarefas enviadas para casa, incluir competências socioemocionais (empatia e autorregulação especialmente), trabalhar a história de vida das famílias (produção textual, entrevistas, vídeos…) e resolução colaborativa de problemas com os irmãos e/ou pais;
— Orientar os pais sobre as tarefas por WhatsApp ou SMS;
— Pedir aos professores que enviem sugestões;

 

 

Materiais deste webinar:

– Apresentação de Claudia Costin: clique aqui

– Escola mais, modelo citado por Claudia como exemplo de ensino híbrido: clique aqui

– Assista à videoconferência completa: clique aqui

 

O PVE continua promovendo webinars abertos ao público para ajudar gestores durante a pandemia de Covid-19. Na quarta-feira (1º), Carlos Sanches fala sobre a regulamentação de ensino a distância durante a suspensão das aulas. Acompanhe, ao vivo, a partir das 10h.