Para o último Webinar PVE do ano, nosso especialista em gestão educacional Carlos Sanches trouxe ferramentas e dicas para a realização da transição de gestão na secretaria municipal, na manhã desta quarta-feira (2). Com a exceção de Macapá, no Amapá, todos os municípios brasileiros já conhecem a equipe de gestão para o período de 2021-2024. Por isso, é hora de começar a organizar a secretaria de Educação para garantir uma mudança de comando tranquila. Mesmo em cidades que reelegeram seus prefeitos e prefeitas, é possível a existência de mudanças nas equipes das prefeituras. Afinal de contas, é um novo ciclo de gestão, um novo período que se inicia, mesmo que sob o comando dos mesmos representantes políticos.

 

— A transição de gestão também precisa ser encarada como uma oportunidade de mudança. Como uma oportunidade de oxigenação, mas sem destruição — avalia.

 

Com a quantidade de definições, readequações e adaptações que o ano de 2020 sofreu em todo o mundo, Sanches relembra que as secretarias precisam estar organizadas para a nova equipe por uma série de motivos, mas destaca o principal deles, que é maior que qualquer rivalidade política:

 

— O principal fundamento para justificar a transição de gestão na Educação é a garantia do direito do estudante — reafirma.

 

Lista: passo a passo para uma transição tranquila

Sanches trouxe uma série de ferramentas para auxiliar gestores e secretários em todo o país para a troca de governos. A primeira delas é uma lista com os principais desafios da transição de gestão, separados por área de atuação, como ano letivo. Faça o download clicando aqui. A ideia é que para cada um dos pontos citados no arquivo, você possa acompanhar o andamento daquela atividade, tendo a visibilidade sobre o que está faltando ou não. 

 

Planilha: organização orçamentária da transição

Para acertar as contas com o departamento financeiro da prefeitura, Sanches recomenda o uso desta planilha para que você não perca de vista quais são as contas que estão batendo ou não, sejam elas os 95% do Fundeb, ou os 25% dos impostos. Faça o download clicando aqui.

 

 

Memorial de Gestão e a importância da organização

 

Sanches reitera que o Memorial de Gestão, ferramenta gratuita do Conviva Educação, pode ser um grande aliado neste momento de mudança. Clique aqui para saber maisCom o Memorial, as equipes que estão saindo da prefeitura podem organizar contas, registros, orçamentos e documentos em um único lugar, que centraliza tudo, e entrega esse material direto nas mãos dos próximos gestores do município. O compromisso que temos é com a Educação.

 

— A partir de definir o que fizemos é como vamos definir o que será possível de fazer daqui para a frente. Eu recomendo que façam a transição mesmo que seja a mesma equipe. Quem vai continuar na gestão precisa continuar inquieto. É preciso reconhecer que não foi possível fazer tudo —finaliza.

 

Materiais deste webinar:

— Assista à videoconferência completa: clique aqui

— Acesse a apresentação de Carlos Sanches sobre o assunto: clique aqui