Webinar: como fica a Educação Infantil durante a pandemia?

 

Mais uma vez para uma videoconferência lotada, de 500 pessoas, Carlos Sanches recebeu, nesta sexta-feira (3), mais uma especialista em educação para ajudar os secretários e gestores escolares de todo o país: Beatriz Abuchaim, gerente de Conhecimento Aplicado na Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal. A instituição tem todo seu trabalho voltado à infância e Educação Infantil. Assista ao vídeo completo aqui.

 

Em função da Medida Provisória Nº 934, publicada nesta semana, que prevê a redução de dias letivos para Ensino Fundamental, Médio e Superior, secretários e gestores continuam em dúvida sobre como proceder com as instituições de Educação Infantil: é preciso compensar os dias letivos posteriormente? Enviamos atividades para casa? Beatriz ressalta que a Educação Infantil acontece na convivência social, em um espaço institucional. Para ela, o retorno às aulas é onde o foco precisa estar:

 

— O que a gente tem que garantir é qualidade na volta às aulas. Se garantirmos qualidade, garantimos aprendizagem e desenvolvimento das crianças — aponta.

 

Beatriz ressalta, também, que não é recomendável enviar atividades para que as crianças realizem sozinhas por meio de dispositivos eletrônicos como celular, tablet ou computador. De acordo com especialistas da saúde infantil citados pela palestrante, a alta exposição à telas pode levar a transtornos diversos e a aprendizagem das crianças pode ser comprometida, uma vez que elas aprendem na interação com as pessoas, além de que telas devem ser totalmente evitadas para crianças com menos de dois anos.

 

Uma preocupação recorrente é sobre o quanto as crianças podem perder nesse período longe da escola. Por a Educação Infantil ser mais voltada ao desenvolvimento das crianças do que a conteúdos a serem passados, não quer dizer que as crianças fiquem estagnadas no ensino.

 

— Elas não vão perder, elas vão continuar se desenvolvendo, convivendo com a família, só talvez não seja com a mesma qualidade — lembra Beatriz.

 

Para secretários e gestores, Beatriz sugere que a intersetorialidade pode ser benéfica para a educação dos municípios, apostando no estabelecimento e/ou fortalecimento dessas ações. Confira as recomendações dela:

 

— Integrar ações com os programas de parentalidade e de apoio às famílias;

— Parceria com a área da saúde para orientação das famílias em relação à pandemia

— Parceria com a área de saúde para orientação dos profissionais de educação em relação a higiene

— Parceria com a área de assistência social e saúde para localizar, acessar e apoiar as famílias vulneráveis (principalmente em relação à alimentação)

— Não faz sentido fazer com que as crianças venham no final de semana para a escola. Eles tem que ter uma interação relevante com as famílias. 

 

 

Materiais deste webinar:

– Apresentação de Beatriz Abuchaim: clique aqui

– Assista à videoconferência completa: clique aqui

 

 

O PVE continua promovendo webinars abertos ao público para ajudar gestores durante a pandemia de Covid-19. Na segunda-feira (6), Elis Verri, do Conviva Educação, se junta a Carlos Sanches para abordar as mudanças no calendário letivo. Acompanhe, ao vivo, a partir das 10h. Inscreva-se clicando aqui.