Nesta quarta-feira (10), Carlos Sanches foi o palestrante da vez no Webinar PVE, com dicas para o planejamento do retorno às aulas. Apesar de ainda estarmos vivendo a pandemia de novo coronavírus, é preciso iniciar o planejamento para garantir um retorno seguro a alunos, professores e funcionários e comunidade escolar em todo o país. Uma das principais preocupações que os secretários dos municípios atendidos pelo PVE têm trazido é a reorganização do calendário escolar, para que as 800 horas requeridas sejam cumpridas. Sobre isso, o professor Carlos Sanches faz um alerta:

 

— Muitas vezes, a atenção focada apenas no calendário pode gerar problemas futuros. Imagine se nós estivermos pensando somente no calendário, vamos tomar decisões erradas por não saber os recursos disponíveis na sua rede — explica.

 

Leia também: Como a MP 934 muda o calendário escolar

 

O professor prevê que o planejamento para o retorno seja feito em quatro partes, considerando as dificuldades presentes:

— Mapeamento da situação local (Saúde, serviços locais, quadro de pessoal, infraestrutura das escolas)

— Pactuação (Autoridades de Saúde e Vigilância / Prefeito e outras autoridades / Diretores de escolas)

 Plano de volta às aulas presenciais (Calendário escolar, Plano de acolhimento, Avaliação diagnóstica, Reestruturação orçamentário-financeira e Comunicação)

— Implementação (Definição de tarefas, responsáveis e prazos e Monitoramento)

 

O professor Carlos Sanches preparou uma apresentação que pode servir de guia para obter um planejamento sem deixar nenhuma área para trás. Faça o download aqui.

 

— Não podemos olhar o calendário escolar querendo saber quais são os dias que terão aula. É mais, é o contexto geral — relembra Sanches.

 

É importante lembrar que, enquanto há a inspiração do retorno para as aulas em outros países, nenhuma delas aconteceu sem a organização prévia de todo o sistema. Sanches reforça que o ideal é não postergar o planejamento de volta, independente de ter uma data decidida ou não.

 

— Temos que entender que, mesmo que as aulas retornem só em agosto, o planejamento precisa começar hoje. E se não planejar, será preciso improvisar. Improvisar vai dar errado — alerta Sanches.

 

 

Assista à videoconferência completa:

 

Materiais deste webinar:

 

— Acesse o material apresentado: clique aqui

— Documentos de referência: 

Resolução do município de Castro/PR sobre atividades não-presenciais, clique aqui

Parecer do Conselho Nacional de Educação sobre validação de atividades não presenciais, clique aqui