Em uma programação exclusiva para representantes dos municípios da Parceria pela Valorização da Educação (PVE), reencontramos virtualmente mobilizadores, formadores, técnicos e secretários na tarde da última quinta-feira (25). O momento foi conduzido por Anna Carolina Bruschetta, coordenadora do PVE.

 

A palestra magna do professor Alexsandro Santos abriu a programação, que foi exclusiva para parceiros do PVE. Alexsandro é mestre em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo. Atualmente, é Diretor Presidente da Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo, onde coordena o Programa de Pós Graduação.

 

Alexsandro trouxe reflexões e provocações ao público, principalmente para novos secretários e dirigentes de Educação. Mais da metade dos municípios que participam do PVE 2021 é composta por secretários que assumiram no início do ano, com a troca de gestão.

 

 

— A gestão de educação é necessariamente gestão compartilhada — definiu o professor.

 

 

Em seguida, Anna Carolina Bruschetta apresentou os planos do programa para 2021. Enquanto 2020 foi um ano de adaptação frente às dificuldades impostas pela pandemia de coronavírus, 2021, com novas gestões municipais, se torna um ano de planejamento para a garantia dos direitos dos estudantes e recuperação de aprendizagem. Entre as novidades, as frentes de gestão continuam a apoiar as Secretarias de Educação, principalmente na continuidade das ações ao enfrentamento da pandemia, implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), orientação sobre o Fundeb e ensino híbrido.

 

 

 

Confira os temas transversais à atuação do projeto para este ano:

— Fortalecimento e apropriação técnica de secretários de Educação por meio do desenvolvimento de competências de gestão e liderança (especialmente novos e considerando Fundeb e impactos fiscais nos municípios);

 

— Suporte ao planejamento e a execução de ações para retomada, melhoria e recuperação da aprendizagem na modalidade presencial ou híbrida e componentes obrigatórios BNCC junto aos gestores educacionais e escolares;

 

— Qualificação da equipe técnica, gestores e docentes nas temáticas recuperação de aprendizagem, busca ativa, uso de tecnologias para ensino híbrido e componentes obrigatórios BNCC ao longo do ano;

 

— Suporte ao planejamento e execução de ações de acolhimento de equipes técnicas, docentes, famílias e estudantes, fortalecendo a atuação intersetorial com as Redes de Proteção Social (integração ao Votorantim pela Infância e Adolescência, VIA);

 

— Mobilização das comunidades, famílias, estudantes e escolas para retomada da rotina presencial ou híbrida, adesão às ações de recuperação de aprendizagem e manutenção e/ou fortalecimento de vínculos de apoio e confiança;

 

Além disso, também recebemos secretários da Educação de municípios que participam do programa para compartilhar as experiências vividas em 2020, com a reorganização feita na rede escolar em função da pandemia. Estiveram presentes Marilene Collet Krause, de Ibirama (SC), Adenize Maria dos Reis, de Três Marias (MG), Wesley Campos, de Niquelândia (GO) e Ana Lucia Fernandes Moura, de Xambioá (TO).