Para ampliar a mobilização e valorizar o compromisso de diferentes frentes de atuação nos municípios parceiros, o PVE homenageia uma vez ao ano as boas práticas e ações de destaque dentro do programa. A premiação foi criada em 2017 e a primeira edição contemplou, na categoria Nacional, a cidade de São Gonçalo do Abaeté, em Minas Gerais; na categoria Gestão Educacional, o município baiano de Maragogipe; a categoria Gestão Escolar ficou com Esmeralda, no Rio Grande do Sul; e a categoria de Mobilização Social reverenciou outra região baiana, a cidade de São Félix. 
 
Primeiro Prêmio PVE
 
No primeiro ano, a gratificação para Gestão Educacional, Gestão Escolar e Mobilização Social foi uma viagem formativa e cultural em território nacional, enquanto os representantes da categoria Nacional foram convidados para desfrutar de um roteiro internacional completamente voltado para a área da educação, já que são municípios que se mostraram desenvolvidos na gestão pública e escolar no ano de 2017. Mais do que merecido!
 
Rumo a segunda edição!
 
Na edição de 2018, foi a vez dos representantes dos municípios vencedores do Prêmio PVE irem até São Paulo, capital, para integrar atividades de capacitação. Além do troféu, a viagem foi uma forma de reconhecer o trabalho desenvolvido pelas cidades paulistas de Jacareí, Miracatu, Santa Isabel, Salesópolis e Tremembé. Mas foi o Espírito Santo o estado que ganhou visibilidade em sua atuação e foi para o outro lado do oceano com suas representantes para conhecer o modelo educacional da Finlândia, exemplo mundial em educação. 
 
As cidades de Aracruz e Ibiraçu receberam a homenagem do PVE e delegaram quatro nomes para passar uma semana incrível de experiências, muito conhecimento e inovação em Helsinque, na Finlândia. Após conhecer escolas de todos os níveis do sistema educacional finlandês, país referência na educação pública de qualidade, e até na Estônia, país vizinho, as educadoras voltaram munidas de ideias e inspirações para aprimorar e enriquecer o aprendizado brasileiro.
 
Terceira edição em tempos de pandemia
 
Com a pandemia de Covid-19, o Instituto Votorantim precisou suspender a premiação de quatro das seis categorias do Prêmio PVE 2019. Mesmo assim, os vencedores foram consultados e todos manifestaram interesse em manter a viagem como gratificação. Por isso, a partir desse contexto, foi criado um cartão-presente para cada premiado que pôde escolher o destino e a data para curtir uma viagem com todas as despesas pagas, com voucher válido para ser utilizado em até dois anos. 
 
O Destaque Nacional foi para os municípios paulistas de Miracatu e Jacareí. Na categoria Gestão Educacional, os contemplados foram Fundão, no Espírito Santo, Pindamonhangaba, em São Paulo, e Vidal Ramos, em Santa Catarina. Buri e Juquitiba, em São Paulo, e Muriaé, em Minas Gerais, foram os ganhadores da Gestão Escolar, enquanto Mobilização Social destacou as cidades de Ibiraçu, no Espírito Santo, Itaú de Minas, em Minas Gerais, e Tremembé, em São Paulo. Em 2019 também foram reconhecidos os trabalhos de Jovens Mobilizadores e Acompanhamento da Aprendizagem.
 
Quarta edição: Prêmio PVE em formato virtual
 
Os vencedores do Prêmio PVE 2020 foram divulgados em cerimônia virtual, mas não menos importante e especial. Com a presença ilustre de Carlinhos Brown e parceiros já conhecidos do PVE, mais de 300 pessoas acompanharam as homenagens que foram desde a categoria Relacionamento com Famílias até Experiências de Ensino e Protagonismo Jovem. No que diz respeito ao Relacionamento com Famílias, as cidades que se destacaram foram Brasilândia, em Mato Grosso do Sul, Colombo, no Paraná, Ibirama, em Santa Catarina, Lagamar, em Minas Gerais, Votorantim e Salto de Pirapora, em São Paulo. 
 
O reconhecimento das Experiências de Ensino ficou com as cidades de Almirante Tamandaré, no Paraná, Simões, no Piauí, Xambioá, em Tocantins, São Sebastião da Vargem Alegre, em Minas Gerais, e o município paulista de Juquiá. Por fim, os jovens que tomaram as rédeas e mobilizaram suas regiões em prol da educação também foram consagrados. Nessa categoria, as cidades de Curral Novo do Piauí e Betânia do Piauí, além de Limeira e Matão, em São Paulo, e Esteio, no Rio Grande do Sul, ficaram entre as melhores atuações.
 
E em 2022?
 
Em 2022, é a hora de conhecer novas iniciativas e reverenciar novos municípios parceiros. O ano foi árduo e cheio de desafios, mas também mostrou o potencial de uma comunidade em torno de uma causa em comum, no caso do PVE, a educação. As dificuldades que já existiam foram intensificadas pela pandemia e resultaram em respostas ativas e criativas de gestores, mobilizadores e educadores. É hora de rever e reconhecer tudo isso, desenhando a história dos grandes vencedores do Prêmio PVE 2021, cujo tema versa exatamente sobre esse momento que exige inovação para gerar transformações.