Em 19 de agosto, o PVE promoveu a Oficina de Mobilização.

O evento contou com a presença de Pilar Lacerda, pesquisadora associada do DGPE/FGV RJ e assessora do projeto Rede de Colaboração Intermunicipal de Educação/Itaú Social e Instituto Positivo.

 

Em sua palestra, Pilar abordou a mobilização e engajamento – por uma escola da cidade, do bairro, da rua, do mundo. A especialista esclareceu que mobilização reúne as pessoas para mudar e pontuou elementos fundamentais para a educação integral e construção de projeto pedagógico, citando diversos exemplos

 

A especialista questionou: “Mas, mobilizar para quê?”

Nesse sentido, Pilar estimulou a reflexão sobre como podemos querer uma sociedade igualitária, pois sabe-se que não são todas as pessoas que chegam até ao final do ensino médio. Ela também usou números de pesquisa para mostrar que a exclusão não é um dado novo, derrubando também o mito da “Escola melhor em outros tempos”.

 

O conteúdo apresentado deixou claro que sim, a escola traz mais desigualdade. Isto é, escolas em lugares mais afastados do centro, apresentam problemas estruturais, seja nos assentos para as crianças ou no modelo de ensino.

 

Ao analisarmos os fatores de impacto na aprendizagem, torna-se perceptível que fora da escola as famílias mais necessitadas precisam de políticas publicas de equidade. Já, dentro da escola, é preciso valorizar professores e professoras, além de exigir uma infraestrutura básica para as todas as escolas, com políticas articuladas e intersetoriais.

 

Por fim, Pilar apresentou inúmeros questionamentos e compartilhou canais e livros sobre o tema. Confira abaixo.