Nos dias 21 e 22 de fevereiro, o PVE promoveu uma série de eventos online: o primeiro dia foi destinado ao Seminário – que abordou desafios educacionais em 2022 e estratégias para seu enfrentamento – e ao Prêmio de reconhecimento das boas práticas e ações desenvolvidos pelos municípios no ano passado. Já o segundo dia foi destinado aos municípios participantes do Programa no ano de 2022.
O Seminário PVE 2022 contou com a presença de especialistas no tema. Mediados por Anna Bruschetta, Cloves de Carvalho, João Schimit, João Pedro Azevedo, Olavo Nogueira e Alexandre Santos, apresentaram dados sobre os impactos da pandemia e falas sobre a importância da participação de toda a sociedade para combater a crise e não deixar ninguém para trás.
Ao abrir o evento, Cloves de Carvalho, Instituto Votorantim, apresentou a pesquisa do jornal Valor Econômico sobre a queda na expectativa de vida dos brasileiros como consequência da pandemia e ressaltou a importância de não deixar nenhum cidadão para trás nesse momento de retomada: “Cada brasileiro passou a ser fundamental para o nosso crescimento, fico feliz e otimista de participar desse grupo que se propõe a trabalhar nisso”, afirma.
João Schimit CEO, Instituto Votorantim, trouxe a visão da companhia para construir uma sociedade mais justa e igualitária. “Em 2021 tivemos mais de 200 mil alunos impactados e vamos passar por mais esse desafio. Toda a crise gera também oportunidades. O PVE inspira organizações, municípios, pessoas e todos estão de parabéns pelo trabalho”, finaliza.
Sem ação rápida, o futuro do aprendizado está em risco.
João Pedro Azevedo, Banco Mundial, apresentou dados de uma pesquisa sobre Educação em todo os continentes. “Nossa obrigação como adultos é ampliar os debates e trazer familiares e lideranças políticas. Temos que priorizar a recuperação na aprendizagem dos nossos jovens” e completa: “Sem ação rápida, o futuro do aprendizado está em risco”.
Olavo Nogueira, Todos pela Educação, apresentou o senso de urgência que temos que enfrentar. “Nós temos no Brasil experiências de êxito que mostram resultados expressivos. Os desafios que temos hoje foram intensificados, olhar para o passado e fortalecer o sistema educacional é um caminho bastante relevante e pertinente para esse debate e essa discussão sobre os caminhos no pós pandemia”, Olavo completa a apresentação com vídeos de iniciativas que acontecem em todo o Brasil. Confira no portal Todos pela Educação.
Para finalizar o evento, tivemos Alexsandro Santos, Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo, que reforçou que a educação não é só importante em termos de futuro, mas também em tempos de presente. “O PVE é um compromisso histórico que apoia o desenvolvimento das redes, precisamos compreender de uma vez por todas o valor da Educação para toda a sociedade”, afirma e apresenta duas referências de leitura para os presentes: Cuidado, Escola e Escola Justa. Alexandro também faz referência à escritora Carolina Maria de Jesus: “Quando uma criança passa fome é problema de todo mundo; quando uma criança não aprende, é problema de todo mundo”, finaliza.
Prêmio PVE 2021
Na parte da tarde, tivemos a cerimônia do #PrêmioPVE2021 com os municípios de Araripina, Limeira, Presidente Olegário e Itapissuma vencedores respectivamente nas categorias Práticas de Ensino Remoto, Busca Ativa, Retorno às Atividades Presenciais e Mentoria de Educação Financeira. O prêmio, oferecido pelo Banco BV, é uma consultoria completa para implementar o Espaço Maker na unidade de ensino. Esse laboratório de ideias vai ampliar as propostas pedagógicas e estimular novas habilidades em toda a comunidade escolar. Os vencedores da categoria Mentoria de Educação Financeira irão receber um Voucher Livros.
O evento terminou com um show do Quarteto de Cordas do Instituto Bacarrelli.
Oficina de Pactuação 2022
No segundo dia, tivemos atividades direcionadas aos municípios parceiros. Com mediação de Anna Bruschetta, a Oficina de Pactuação 2022 começou com um momento de contextualização e acolhimento. O resgate da trajetória do PVE até os dias atuais deixa latente a influência da rede formada junto com os parceiros para trabalhar por uma educação pública cada vez mais qualificada.
Em 2008, o programa tinha três municípios participantes, mas foi ampliado de forma considerável que, no centenário do Instituto Votorantim, o PVE contemplava 100 cidades. Em 13 anos de implementação, impactamos um total de 142 municípios, sendo 80% deles de pequeno porte.
A coordenadora de programas sociais do Instituto Votorantim retomou a trajetória do PVE e mostrou, com dados, a influência que o PVE tem tido na transformação da educação pública do país.
A parte da manhã foi dedicada aos resultados gerais do PVE em 2021, assim como a jornada dos municípios e os desafios que a educação precisará enfrentar neste ano de retorno. “Para gerar um impacto de melhoria na qualidade da educação do município, o PVE busca qualificar a demanda através de uma rede local pela educação, ao mesmo tempo em que qualifica também a oferta, fortalecendo as políticas públicas locais. Trabalhamos com a mobilização social e o apoio à gestão.”, explica.
Entre metodologias, desafios e dados extremamente relevantes para entender o cenário atual e a atuação do PVE junto às escolas, Anna deixou claro alguns pontos desse vínculo. “O PVE não é mais um programa que as secretarias têm que executar. Os desafios que já são enfrentados pelas Secretarias Municipais de Educação são os desafios que o PVE quer apoiar. Junto com vocês, queremos contribuir para acelerar e atingir os resultados do IDEB, estando presentes em quase todos os estados do Brasil”, diz.
É assim que o 2022 começa para o PVE, com muitos desafios, é claro. Mas com a certeza e a motivação de quem sabe onde quer chegar e tem buscado recursos para isso. O trabalho em conjunto é fundamental para concretizar as premissas que estão orientando o PVE daqui para frente. A propósito, como disse Bruschetta: “Somos a Educação em movimento. Não podemos ficar parados esperando que as coisas aconteçam. Vamos atrás!”, finaliza.